Prefeitura de Atibaia executa última etapa das obras de revitalização da entrada da cidade
13 de setembro de 2018 | 16h48

Prefeitura de Atibaia executa última etapa das obras de revitalização da entrada da cidade

Instalação de Iluminação em LED, plantio de árvores, flores e arbustos
e implantação de uma escultura com nome e símbolos do município
estão entre as intervenções em andamento

Esta semana a Prefeitura da Estância de Atibaia iniciou as obras da última etapa da segunda fase da revitalização da entrada de Atibaia. A Administração Municipal está instalando iluminação em LED, realizando o plantio de árvores, flores e arbustos e implantando uma escultura com nome e símbolos da cidade no canteiro central entre as avenidas Jerônimo de Camargo e Carvalho Pinto, próximo ao viaduto da Rodovia Fernão Dias.

No local, a Prefeitura promove a instalação de 15 postes com lâmpadas LED, realiza serviços de paisagismo e preparou uma base de concreto que receberá a escultura da entrada da cidade. Segundo a Secretaria de Obras Públicas, também serão instalados mais oito postes de iluminação em outros trechos da entrada da cidade, mas que ainda dependem da retirada, por parte da Elektro, dos postes hoje existentes nesses locais.

Ainda de acordo com a Secretaria de Obras Públicas, o processo de seleção da escultura para decoração da entrada da cidade teve a realização de uma licitação, definindo uma empresa contratada para elaboração de projeto junto ao escultor Rodrigo Bittencourt, conhecido por monumentos instalados em sua cidade natal, Mogi das Cruzes-SP, em Ribeirão Pires-SP e em Suzano-SP, entre outros trabalhos de destaque.

Vale lembrar que a escultura que será instalada na entrada de Atibaia foi projetada conforme exigências do Poder Executivo, como presença do nome e de símbolos tradicionais da cidade no conjunto.

A Secretaria de Obras Públicas lembra que as obras de revitalização da entrada da cidade puderam ser retomadas após liberação de recursos aguardados pela Prefeitura junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos – DADETUR, para finalização do projeto, que conta com as Fases I e II.

A “Fase II” das obras também é dividida em duas etapas. A segunda etapa consiste nas obras em andamento atualmente e a primeira etapa, já concluída, contou com intervenções como a instalação da nova iluminação em LED nos canteiros centrais e rotatórias, início dos serviços de paisagismo e instalação de tubulações para passagem de fiação subterrânea de iluminação. Na ocasião, houve a instalação de 25 postes no trecho da avenida entre a rotatória do Jardim Brasil e a Rodovia Fernão Dias, proporcionando maior eficiência e menor consumo de energia.

Já a “Fase I” do projeto, também já concluída, englobou serviços estruturais, como alargamento das avenidas, retirada de postes e adequações ou construções de rotatórias, obras de recapeamento e sinalização de trânsito, tanto vertical quanto horizontal – todas mudanças essenciais para o aprimoramento da mobilidade no município.

Modo Texto