Prefeitura de Atibaia lança Programa Inovati 2020
12 de março de 2020 | 14h21

Prefeitura de Atibaia lança Programa Inovati 2020

Empresas estabelecidas no município têm nova oportunidade para apresentarem seus projetos de inovação em busca de subsídios

Em Atibaia, as novidades tecnológicas são sempre bem-vindas e estimuladas pelo Poder Público. Tanto que desde 2013 a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, conta com o Sistema Municipal de Inovação e Incentivos Fiscais (Lei Complementar nº 678/2013, regulamentada pelo Decreto nº 7440/2014), base para criação do Programa Inovati, de fomento a propostas inovadoras na área empresarial. Na terça-feira (10), o Executivo lançou o Inovati 2020, abrindo uma nova oportunidade para que empresas estabelecidas no município apresentem seus projetos de inovação em busca de subsídios. Além disso, houve a entrega dos aportes financeiros previstos no edital de 2019 do Inovati para seis empresas residentes na cidade que tiveram seus projetos aprovados.

Em cerimônia realizada no Fórum Cidadania, a Prefeitura apresentou à representantes da iniciativa privada do município o Programa Inovati 2020, cujo edital de Chamamento Público será publicado em breve na Imprensa Oficial da Estância de Atibaia (previsão para sábado, dia 14 de março). Com a publicação do edital, qualquer empresa estabelecida na cidade poderá apresentar projetos de inovação – desde que estejam em conformidade com a Lei nº 678/2013 – em busca de subsídios. Os projetos podem tratar de produtos, processos ou qualificação profissional.

Durante o evento, também aconteceu a entrega dos cheques e dos certificados de aprovação de projeto de inovação devidamente avaliado e aprovado pelo Comitê Municipal de Inovação. As empresas contempladas no edital de Chamamento Público de 2019 foram: Castelatto Ltda., R$ 80.371,210; Constanta Industrial Ltda., R$ 152.224,00; Cooper Standard do Brasil, R$ 182.056,00; Diamanfer Ferramentas, R$ 24.768,00; Litens Automotive, R$ 250.880,00; e Sinto Brasil Produtos Ltda., R$ 88.641,60. Vale lembrar que no programa de 2019 participaram nove empresas, mas três não atenderam às exigências relativas à documentação.

Com o Inovati, a Prefeitura busca atrair novos investimentos para Atibaia, sobretudo empresas de base tecnológica; desenvolver a cultura da inovação no município; e aumentar a oferta de postos de trabalho nas empresas participantes, além da oferta de vagas de emprego na cidade de uma forma geral, especialmente vagas qualificadas.

Desde o lançamento do programa, em setembro de 2018, o Inovati já foi responsável pela aprovação de 15 projetos de inovação apresentados por oito empresas contempladas.