Prefeitura de Atibaia promove apresentação do Programa Criança Feliz
10 de agosto de 2018 | 09h59

Prefeitura de Atibaia promove apresentação do Programa Criança Feliz

Evento acontece na terça-feira (14), das 13h às 17h, na Estação Caetetuba,
como parte da programação da I Semana do Bebê

No próximo dia 14 de agosto a Prefeitura promove uma apresentação do Programa Criança Feliz em Atibaia. A ação integra a I Semana do Bebê – programação com 25 eventos destinados à educação, saúde e desenvolvimento dos bebês – e será realizada das 13h às 17h, na Estação Caetetuba (Praça Antonio Scavoni, na sede do Projeto Curumim). O objetivo é levar ao conhecimento do público as ações do programa, apresentando as atividades realizadas e os resultados obtidos, além de ofertar o serviço à população em situação de vulnerabilidade social.

Durante o evento haverá um seminário destinado às mães e adultos presentes sobre o programa e o seu alcance. Simultaneamente, as crianças poderão participar de atividades lúdicas em espaço interno e curtir brinquedos disponibilizados em ambiente externo.

Atibaia aderiu ao “Criança Feliz” – programa do Governo Federal que visa atender às demandas da população infantil em situação de vulnerabilidade social – em dezembro de 2017. À época, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, formou uma equipe que visitou cerca de 400 famílias identificadas pelo Cadastro Único (CadÚnico) verificando a necessidade de encaminhamentos para outras áreas das políticas públicas.

Desde então, uma equipe composta por um supervisor do programa (técnico em serviço social e formado em psicologia) e dez estagiários do curso de Serviço Social (capacitados especialmente para o programa) presta atendimento às famílias de baixa renda, com o objetivo de acompanhar gestantes e crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família de até 3 anos, de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e gestantes e crianças beneficiárias afastadas do convívio familiar por medidas protetivas.

Hoje, há 112 famílias do CadÚnico vinculadas ao programa e visitadas semanalmente, recebendo orientações sobre relacionamento entre mãe e criança e desenvolvimento infantil integral, por meio de atividades lúdicas, na busca da garantia de seus direitos.

Segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile, o programa é de suma importância por ter caráter intersetorial e ser focado na assistência social na primeira infância, com atenção especial para o fortalecimento de vínculos familiares de forma a garantir o bom desenvolvimento cognitivo, pessoal e social.

Capacitações

Em dezembro de 2017 a Prefeitura da Estância de Atibaia aplicou o curso “Capacitação dos Visitadores” a uma equipe de estagiários do curso de Serviço Social, para que eles se habilitassem para colocar o Programa Criança Feliz em prática no município.

Em maio deste ano Atibaia participou de uma oficina de integração do Programa Criança Feliz com o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, proposta pelo Ministério de Desenvolvimento Social e pelo Banco Mundial (agência especializada independente do Sistema das Nações Unidas). “O município foi convidado para essa oficina que discutiu a intersetorialidade do Programa Criança Feliz, ação muito produtiva visando o alinhamento e a qualificação do programa”, esclareceu a secretária. “A proposta é que todas as secretarias da Prefeitura se envolvam neste programa, uma vez que a criança possui demandas em todas as políticas públicas, de diferentes áreas de atuação”, complementou.

Modo Texto