Prefeitura de Atibaia realiza I Encontro Intermunicipal de Agentes Comunitários de Saúde
11 de outubro de 2018 | 10h20

Cerca de 300 pessoas da cidade e da região participarão do evento
no Centro de Convenções, na próxima terça-feira

Enfrentar a violência contra a mulher é uma tarefa de todos, por isso a Prefeitura da Estância de Atibaia realizará o I Encontro Intermunicipal de Agentes Comunitários de Saúde: construindo a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, o protagonismo do Agente Comunitário de Saúde (ASC). O evento será na próxima terça-feira, dia 16 de outubro, no Centro de Convenções, e contará com a presença de cerca de 300 agentes de Atibaia e de outras cidades da região.

O I Encontro Intermunicipal de Agentes Comunitários de Saúde tem o objetivo de ampliar a discussão regional, difundir e compartilhar as experiências a fim de criar uma rede solidária para o enfrentamento das situações de violência contra a mulher.

De acordo com a Secretaria de Saúde, Em Atibaia existem 47 ACS. Cada um dos agentes visita cerca de 750 pessoas, acompanhando de perto um total de aproximadamente 35 mil pessoas no Município por mês. Um número muito representativo no que se refere à saúde pública, tendo em vista que as famílias têm uma média de quatro a cinco membros.

ARQUIVO/SECOM/ILUSTRAÇÃO

Os agentes comunitários de saúde são os olhos da Saúde no município. São eles que visitam as famílias em todos os bairros da cidade e analisam a situação das pessoas em relação à saúde, orientam sobre os serviços de saúde disponíveis no município e desenvolvem ações que aproximam a população da Administração Pública.

Participarão do encontro os ACS de 10 municípios integrantes do Departamento Regional de Saúde de Campinas, além de Mairiporã, que por ser vizinho de Atibaia, realiza diversas ações em parceria com a Prefeitura. Importantes profissionais de inserção social, como enfermeiros da atenção básica, representantes de unidades de pronto atendimento e pronto socorro, assistentes sociais, agentes de segurança, agentes de vigilância epidemiológica e Promotoria Pública de Atibaia também estarão presentes.