17 de novembro de 2017 | 15h31

Prefeitura de Atibaia realiza pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores municipais

Primeira parcela já havia sido depositada, também de forma antecipada, em outubro

O fim de ano costuma ser um sinônimo de preocupação relacionado às finanças pessoais, já que esse período geralmente amplia o percentual de gastos individuais ou familiares em função de compras, festas e viagens, sem falar em eventuais contas e dívidas acumuladas. A boa notícia é que o pagamento do 13º salário aos brasileiros, tradicionalmente em novembro e dezembro, pode representar um alívio para o orçamento. Em Atibaia, os servidores municipais recebem essa boa notícia acompanhada de outra: o 13º é depositado de forma antecipada, em duas parcelas, em outubro e novembro.

Na quinta-feira (16), os funcionários da Prefeitura da Estância de Atibaia receberam a segunda parcela do 13º salário. A primeira foi depositada no dia 11 de outubro, ou então em meses anteriores para aqueles funcionários que solicitaram o pagamento junto às férias ou no mês de aniversário (conforme previsto na CLT e em decreto municipal, respectivamente). Com isso, o Executivo de Atibaia quita totalmente o pagamento do benefício no momento em que a maioria da população brasileira começa a recebê-lo.
O prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, lembra que a antecipação do 13º salário aos servidores públicos municipais é uma política que vem sendo adotada há anos, como forma de valorização dos profissionais. “A antecipação é uma oportunidade para prestigiar os funcionários públicos municipais nessa reta final de 2017, pois ajuda os servidores a programarem suas compras e despesas de final de ano e a quitarem ou abaterem dívidas já contraídas”, ressaltou. “Além disso, o pagamento do 13º salário de forma antecipada é uma medida que injeta recursos da Prefeitura, por meio da folha de pagamento, na economia e no comércio local, antes mesmo do período das festas de final de ano, em que já é esperado um aquecimento natural na economia”, destacou Saulo.
Segundo o prefeito, o Executivo vem conseguindo antecipar o 13º salário e também efetuar regularmente, ao longo de todo o ano e nas datas previstas conforme planejamento prévio, o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais de Atibaia. “Trata-se de um compromisso que assumimos, uma política de governo que destina atenção especial aos profissionais da Prefeitura. Além disso, mantemos um controle rígido das despesas municipais e uma organização detalhada do orçamento, o que tem permitido honrar todos os compromissos, seja com servidores ou fornecedores da Administração Municipal”, lembrou.
Ao contrário de outras cidades e até mesmo governos estaduais, Atibaia desfruta de saúde financeira saudável, com estabilidade econômica suficiente para que a Prefeitura faça o pagamento dos salários do funcionalismo público municipal em dia e ainda antecipe o benefício a seus colaboradores.
Recentemente, episódios de atrasos nos pagamentos de salários de servidores públicos viraram manchetes em jornais por todo o país. Prefeituras, como a da cidade de Porto Alegre, e governos estaduais, como o do Rio de Janeiro, não tiveram condições de depositar, em dia, os vencimentos de seus funcionários.