20 de outubro de 2017 | 09h58

Prefeitura de Atibaia realiza roda de conversa para tratar a questão de pessoas em situação de rua

Reunião tem o objetivo de criar projeto para oferecer mais dignidade e oportunidade para recomeçar um vida nova.

Reunião tem o objetivo de criar projeto para oferecer mais
dignidade e oportunidade para recomeçar um vida nova

A união entre Poder Público e sociedade civil é fundamental para a construção de uma cidade melhor. Por isso, a Prefeitura da Estância de Atibaia realizou na noite da última segunda-feira, dia 16, no Fórum Cidadania, uma reunião com diversas lideranças e entidades com o objetivo de discutir soluções para a questão de pessoas em situação de rua no município.

A primeira-dama, Simone Cardoso, conduziu o encontro, que contou também com a presença de representantes do Fundo Social de Solidariedade; das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Assuntos Jurídicos, Comunicação e Governo; das coordenadorias de Cidadania e Emprego e Renda; e do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública Atibaia (GGI Atibaia).
Uma roda de conversa foi realizada para ouvir propostas em busca da melhor maneira de dar mais dignidade à vida de cada um deles. Pessoas envolvidas com o acolhimento participaram com diversos depoimentos, apresentando um diagnóstico da situação em Atibaia e sugestões. Também houve participação de pessoas que já estiveram em situação de rua, que contaram suas experiências e histórias.
A Prefeitura pretende apresentar, durante os próximos meses, um projeto efetivo, que tenha resultados práticos na rotina de quem quer recomeçar a própria jornada. O diálogo e a união são os primeiros passos para a construção desse projeto que será feito em conjunto com a sociedade civil. Diversas reuniões sobre o tema serão realizadas e toda a população pode participar. O próximo encontro acontecerá dia 22 de novembro, na Casa de Passagem.

De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile, “foi muito bom ouvir as entidades religiosas e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras que trouxeram o olhar da sociedade civil  para, junto com o Poder Público, iniciar uma nova vida a essas pessoas. O prefeito Saulo e a primeira-dama Simone estão sensíveis a essa problemática tão difícil, propondo a criação desse novo programa, que vai envolver todas as entidades e secretarias”.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Simone Cardoso, destaca que essas pessoas necessitam de políticas públicas mais efetivas e o governo está se unindo com a sociedade civil para isso. “As pessoas em situação de rua merecem dignidade e oportunidade para reconstituírem sua história. Por isso, estamos unindo forças para que as políticas públicas sejam aplicadas de maneira efetiva. Agradeço a participação de todos e convido a população a participar desse debate tão importante”, declara.

Trabalho já realizado
A Prefeitura de Atibaia já desenvolve um trabalho humanizado com as pessoas em situação de rua, com a equipe de abordadores sociais, que prestam o primeiro contato com as pessoas e tentam sensibilizá-las a voltar para a casa de seus familiares ou a aderir aos serviços sociais disponíveis pela Prefeitura, como o Centro Pop e a Casa de Passagem.
Os locais da Prefeitura oferecem espaço de acomodação, guarda de pertences, cuidados de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação, além de atendimento psicossocial adequado, promovendo a reinserção na sociedade e possibilitando que a pessoa tenha uma vida com mais qualidade e dignidade.
É importante que sempre que for abordada por uma pessoa em situação de rua ou queira ajudá-la, o morador deve entrar em contato com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com a Casa de Passagem ou então com o Centro Pop, em que a equipe de abordadores sociais fica disponível para atendimento.
Serviço:
Casa de Passagem
Estrada dos Perines, 495, Boa Vista (próxima ao Cemitério Parque das Flores)
Centro Pop
Rua Albertina Mieli Pires, nº 153, Centro