Prefeitura e FCMSCSP realizam atendimentos pelo PECA 2020
24 de janeiro de 2020 | 13h49

Prefeitura e FCMSCSP realizam atendimentos pelo PECA 2020

Parceria foi viabilizada pela Prefeitura e Faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo para mutirão de saúde em Atibaia

Um trabalho intenso na área da saúde está sendo realizado em Atibaia. A parceria entre a Prefeitura da Estância de Atibaia com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP, possibilitou a execução do Programa Expedição Científicas e Assistenciais – PECA, edição 2020 na cidade. Os atendimentos, consultas e procedimentos iniciados nesta quinta-feira (23), vão até a próxima terça-feira (28), em três locais diferentes da cidade, Escola Municipal Takao Ono no Jardim Cerejeiras, Santa Casa de Atibaia e USF Cerejeiras.

Com o objetivo de ampliar a medicina preventiva e promover o atendimento básico de saúde, o PECA integra mais de 250 acadêmicos, cerca de 100 técnicos, docentes e residentes, além de servidores da saúde do município. Entre os benefícios imediatos está a diminuição das filas de espera por atendimento, tanto das unidades de saúde quanto do Ambulatório Médico de Especialidades – AME.

Para os 6 dias de mutirão, estão previstas cerca de 2 mil consultas, cerca de 150 por dia, além de atendimentos ambulatoriais, cirurgias eletivas, visitas domiciliares e realização de exames. Ao todo, 24 setores da área da saúde estão presentes para realizarem os atendimentos e 15 especialidades médicas a disposição dos pacientes, mediante agendamento realizado pela Secretaria de Saúde de Atibaia.

Abertura PECA 2020
A noite desta quarta-feira (22) foi marcada pela cerimônia de abertura do PECA 2020, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP. O evento, que teve início às 19h no CIEM, contou com a presença de autoridades, equipes organizadoras do PECA, tanto da FCMSCSP quanto da Prefeitura, acadêmicos, técnicos e servidores da saúde do município.

Na oportunidade, a Administração Municipal ressaltou que esta é uma semana muito especial para a Atibaia, já que o PECA está trazendo para a cidade uma ampla equipe de universitários na área da saúde, além de técnicos e responsáveis para a execução dos atendimentos. Quanto a Prefeitura, todo o suporte e logística está sendo oferecido para os integrantes do Programa, além do acompanhamento integral da equipe de saúde do município na realização de todas etapas de atendimentos, exames e procedimentos, compartilhando do viés humanizado e da integralidade dos pacientes.

As consultas e atendimentos ambulatoriais estão sendo realizados na Escola Municipal Takao Ono no Jardim Cerejeiras, a Santa Casa de Atibaia recebe as cirurgias eletivas e a USF Cerejeiras, os exames de audiometria.