23 de Janeiro de 2017 | 17h46

Prefeito convoca reunião emergencial para ações aos atingidos pelas chuvas

Plano das equipes formadas por secretários, Defesa Civil, servidores e voluntários foi o destaque do encontro.

Plano das equipes formadas por secretários, Defesa Civil, servidores e voluntários foi o destaque do encontro

O prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza,  reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 23, secretários, coordenadores e vereadores para tratar das ações de atendimento às famílias atingidas pelos alagamentos e discutir o plano de contingência adotado pelas equipes formadas por servidores e voluntários.
As equipes estão envolvidas no atendimento à população e o Fundo Social de Solidariedade lançou campanha de arrecadação de doações.
No CIEM, o abrigo montado pela Prefeitura está sendo utilizado por quatro famílias que tiveram suas casas atingidas no bairro Caetetuba.
Segundo a Defesa Civil, mais de 70 famílias estão com suas casas invadidas pela água.
No início da tarde de hoje (23), o nível do rio estava recuando, atingindo o nível de 3,93m. Apesar do recuo, não é possível prever o comportamento do rio para os próximos dias, tendo em vista que tem chovido bastante nas regiões de cabeceira (ontem choveu 40 mm em Piracaia) e a previsão é de mais precipitações nos próximos 30 dias, segundo a Defesa Civil de Atibaia.

Equipes de limpeza estão espalhadas pelos bairros realizando uma série de serviços, como limpeza de bueiro, desobstrução de galerias, etc.
No início da semana elas concentraram-se nos bairros do Tanque, Portão, Jardim Paulista, Estoril e Vila Giglio.
Na Usina, um dos bairros mais atingidos pela chuva nos últimos dias, máquinas realizavam a manutenção da estrada.
O trabalho de limpeza do Parque das Nações e Kanimar está previsto para iniciar imediatamente após o recuo das águas.
A Defesa Civil realiza vistorias nos pontos mais afetados e interditou parcialmente algumas vias, devido a problemas de deslizamento de encostas.
De acordo com o coordenador do órgão, cerca de 80 pessoas estão envolvidas no trabalho de atendimento às famílias e recuperação dos estragos causados pela chuva.

“A reunião com o prefeito envolveu todos as lideranças de governo para ratificar a importância de se realizar um trabalho de resposta rápido e efetivo. Agradecemos e contamos com a colaboração de todos neste momento, desde servidores até voluntários e integrantes da sociedade civil organizada”, pontuou.
Visita do bispo Dom Sergio
O Bispo Diocesano Dom Sergio Colombo visitou Atibaia e participou da reunião do prefeito com sua equipe de governo.
O religioso deixou sua mensagem de apoio e solidariedade às famílias de Atibaia: “A natureza está, cada vez mais, mostrando sua força.
O povo de Atibaia pode contar com nossa comunidade, com nossa paróquia. É um momento difícil que, assim como as chuvas, vai passar”.
Doações
O Fundo Social lançou campanha para arrecadação de doações. Neste momento, as famílias atingidas estão precisando de água potável, cloro ou água sanitária, sabão em pó, rodo, vassoura, balde, pano de chão e sacos de lixo.
Para ajudar, basta se dirigir até o Fundo Social de Solidariedade, situado na avenida Jerônimo de Camargo, número 3.890, das 8h às 17h, ou ligar para o telefone (11) 4412-8220.