20 de junho de 2018 | 16h14

Prefeitura inicia reforma e ampliação do CRAS Imperial

Obra prevê acessibilidade e construção de espaço externo

Seguindo o calendário “Atibaia, Mais Futuro Para Todos” em comemoração aos 353 anos da cidade, na manhã desta quarta-feira, dia 23 de maio, o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, assinou a ordem de serviço para início das obras de reforma e ampliação do CRAS Imperial. Com um investimento de R$ 186.457,27, o objetivo é atender os usuários dos programas sociais com mais dignidade, com um ambiente externo e acessibilidade.

“Essa é uma iniciativa que trará muitos benefícios à população, especialmente a comunidade do Jardim Imperial. Atualmente, atendemos, em média, 500 pessoas por mês nesta unidade, e com a reforma e ampliação aumentaremos em 40% a capacidade de atendimento”, ressaltou o prefeito sobre a importância da ampliação do prédio.

A obra prevê a reforma de ambientes para construção de uma sala de atividades em grupo, adequação de salas para atendimento técnico individual e adaptação na acessibilidade dos banheiros, além de revisão nas instalações elétricas, hidráulicas, pintura geral, reparos, troca de piso e revisão e substituição de telhado. Também será instalada uma entrada de energia independente, pois a existente é compartilhada com o terminal rodoviário.

Serviços

De acordo com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, no CRAS é realizado o Programa de Atenção Integral da Família – PAIF, que consiste na oferta de ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio de trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, bem como encaminhar para as outras políticas públicas.

Além disso, o CRAS conta com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, forma de intervenção social planejada, que cria situações desafiadoras e estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS são equipamentos que executam as políticas públicas de assistência social e promovem o fortalecimento da convivência com a família e com a sociedade. Atibaia conta ainda com mais três CRAS, localizados em áreas onde há predominância de famílias atendidas pelos programas sociais, idosos e crianças em situação de vulnerabilidade.

O CRAS Imperial fica na Av. Imperial, nº 849, e durante as reformas o atendimento será realizado provisoriamente no Centro Comunitário do bairro, localizado na Rua Pacaembu, nº 65, Jardim Imperial.