18 de outubro de 2017 | 17h59

Prefeitura intensifica ações de prevenção contra inundações

Limpeza de córregos e bocas de lobos são ações permanentes que estão sendo executadas pelo governo municipal.

Limpeza de córregos e bocas de lobos são ações permanentes
que estão sendo executadas pelo governo municipal

Antecipando o período de chuvas, a Prefeitura da Estância de Atibaia intensificou as ações de manutenção dos córregos urbanos do município. A medida preventiva tem o objetivo de preparar a cidade para evitar inundações próprias das chuvas de verão, quando é esperando grandes volumes de água em curtos períodos.

De acordo com a programação da Secretaria de Infraestrutura, na segunda-feira (16) foram iniciadas as intervenções no córrego da Av. Brasília, no Parque das Nações, como a proteção das margens onde apresentam erosão, roçada e limpeza do campinho e área de várzea no desemboque do córrego para o Rio Atibaia.
Nos próximo dias as equipes da Prefeitura de Atibaia seguirão com a limpeza das bocas de lobo; roçada das calçadas e leito do córrego da Av. Brasília; limpeza da calha e das sarjetas do córrego.

As ações preventivas realizadas ao logo do ano e intensificadas no período mais próximo ao inícios das chuvas, envolvem os órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, notadamente as Secretarias de Infraestrutura, Urbanismo e Meio Ambiente, a Coordenadoria de Contribuição e Melhorias e a Concessionária Auto Pista Fernão Dias.
A cidade de Atibaia tem um elevado número de córregos, por isso a importância da manutenção dessas áreas. Os principais córregos urbanos são: Figueira, Piqueri, Itapetinga, Onofre, Folha Larga que desaguam no Rio Atibaia, que corta a cidade na diagonal.

De acordo com a Defesa Civil de Atibaia, está sendo montada uma Operação Verão no município, mas ao longo do ano as medidas protetivas são realizadas de forma rotineira para minimizar os impactos dos grandes volumes de água, a exemplo de limpeza e desassoreamento de córregos e ribeirões; canalização de córregos; limpeza das margens do Rio Atibaia; limpeza e desobstrução de bocas de lobo, galerias e dutos de águas pluviais; realização de oficinas de treinamento pela Regional V de Proteção e Defesa Civil; vistorias nas áreas de risco; palestras nas escolas municipais, e divulgação sobre os riscos meteorológicos, caso ocorram.