1 de junho de 2017 | 14h31

Prefeitura lança Programa de Revitalização da Cultura do Morango

Evento acontece nesta sexta-feira, dia 2, no Parque do Morango do Campo dos Aleixos.

Nesta sexta-feira, dia 2 de junho, acontece o lançamento do Programa de Revitalização da Cultura do Morango, criado para prestar apoio aos produtores da região.
O evento será realizado às 14 horas, na sede da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, no Parque do Morango “Duílio Maziero”, no Campo dos Aleixos.
O programa tem o objetivo de prestar apoio aos produtores da região nas áreas técnica, administrativa e comercial, visando o desenvolvimento do setor, a segurança alimentar e a qualidade do produto.

Arquivo SECOM/Ilustração

Para a Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, a ação é uma iniciativa importante para assegurar a manutenção das pessoas no campo e a sustentabilidade da atividade.
A ideia é dar ao produtor condições de produzir mais e melhor, ajundando-o a firmar parcerias e agregar valor ao seu produto.
De acordo com a Secretaria, a região que engloba Atibaia e Jarinu possui aproximadamente 150 produtores de morango.
São 3 milhões de pés da fruta e uma produção de 4 mil toneladas, responsável por um faturamento anual de aproximadamente R$ 16 milhões.
Cerca de 500 pessoas trabalham diretamente com a produção da fruta no município.

Histórico
A região de Atibaia e Jarinu foi uma das pioneiras no Estado de São Paulo a produzir o morango em larga escala comercial.
As atividades começaram nas décadas de 50 e 60, pelas mãos de agricultores descendentes de japoneses.
Por meio das famílias pioneiras na cultura, como os Kikuti, Urashima, Kagi, Nakasu, Nakano e Inui, seguidas das famílias de descendência italiana, como os Tricoli, Maziero e Spinassi,  e as famílias Ferreira, Barbosa e Martins, a região chegou a ser a maior produtora da América do Sul na década de 80.
Apesar do sucesso, uma grave crise abateu a produção depois que a mídia fez uma ampla divulgação sobre o grande uso de agrotóxicos no pico da safra. As vendas despencaram e vários produtores foram à falência.
A região sempre foi inovadora nas técnicas de produção do morango, sendo responsável pela adoção da tecnologia “mulching” (plástico preto no canteiro) no ano de 1968, tecnologia japonesa traziada pela família Nakasu.
Foi também responsável pela implantação da irrigação por gotejo, que trouxe maior economia de água e menos fungos, tecnologia trazida da cultura do pêssego pela família Kagi. Também na região passou-se a produzir em áreas altas, não mais em várzeas, fato que rendeu à família Fukushi o prêmio Yamamoto,  pela inovação da cultura.
Um marco importante na cultura do morango foi a Festa do Morango de Atibaia e Jarinu e a Festa de Flores e Morangos de Atibaia.
Vale destacar ainda que a região foi pioneira na Produção Integrada de Morangos – PIMo, o que trouxe melhor qualidade e uso racional de defensivos.
Também foi a responsável por importar as primeiras matrizes (Californianas) legalizadas que entraram no país.
Nesse processo, importante citar a reativação do laboratório de biotecnologia da DSMM (Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes)/ CATI – Núcleo de produção de Mudas de Tietê.
Atualmente é a maior região produtora do Estado de São Paulo de frutos e maior produtora de mudas certificadas do país, com produção de mais de 30 milhões de mudas.

Apoio governamental
O lançamento do Programa de Revitalização da Cultura do Morango faz parte de uma série de ações governamentais que as prefeituras de Atibaia e Jarinu assumiram em parceria.
Entre elas estão:
*Patrulha agrícola (fornece estrutura mecanizada para o preparo do solo, por meio de tratores e implementos, conforme regramento de cada município)
*Transporte de calcário
*Suporte técnico (acompanhamento técnico da lavoura, caderno de campo, incentivo a adubação verde, calendário da cultura, etc.)
*Fornecimento de composto de resíduo de poda
*Cursos e orientações (parcerias com Senar, Sebrae, Embrapa, IAC, CATI)
*Incentivo à agroindústria
*Incentivo comercial (abertura de novos mercados, preparo de embalagens, marketing, criação de marca do morango)