20 de abril de 2017 | 18h41

Prefeitura organiza visita coletiva ao Cine Itá

Representantes da classe artística e munícipes estiveram presentes
para conhecer de perto a situação do teatro, que depende de recursos
do Governo do Estado para sua conclusão e entrega.

Representantes da classe artística e munícipes estiveram presentes
para conhecer de perto a situação do teatro, que depende de recursos
do Governo do Estado para sua conclusão e entrega

Na tarde de terça-feira (18), o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, acompanhado da secretária de Cultura e Eventos, Viviane Cocco, e sua equipe, abriu as portas do Cine Itá para representantes da classe artística da cidade e munícipes que solicitavam esclarecimentos sobre a questão que envolve a entrega deste equipamento público cultural do município.

Após uma visita às instalações do Cine Itá, o prefeito conversou com todos os presentes e salientou que a Prefeitura ainda aguarda a liberação de recursos (cerca de R$ 800 mil) pelo Governo do Estado para a aquisição de equipamentos de iluminação e de som, além de carpete e poltronas, etapa do projeto que ainda resta ser concluída para que o espaço possa ser inaugurado.
O chefe do Executivo também lembrou que, na última quarta-feira (12), quando esteve no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (sede do Governo Estadual) para tratar de uma série de projetos para Atibaia, reforçou a necessidade e importância da liberação dos recursos para o município pela Casa Civil, incluindo o Cine Itá.

O recurso tem sido pleiteado pela Administração Municipal desde 2013, junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – DADE, mas até hoje não foi liberado, assim como recursos para outras importantes obras na cidade (revitalização da Praça Migrante Nordestino e Praça da Rodoviária, por exemplo).
A partir de 2015, os recursos ficaram sob a responsabilidade da Casa Civil, que se comprometeu a resolver a pendência.
Segundo o prefeito, a disponibilização dos investimentos pelo Estado é um passo essencial para que a Administração Municipal consiga concluir as obras no Cine Itá.

Casarão da Praça
Além do Cine Itá, o Casarão da Praça foi outro equipamento público visitado durante o encontro. No local, as obras e serviços estão em ritmo acelerado e recebem o acompanhamento da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente.
O Casarão da Praça, como é chamado o prédio histórico, receberá exposições e eventos turísticos e culturais em um espaço aproximado de 200 metros quadrados.
O projeto prevê a construção de um mirante, com vista para a Pedra Grande, e também um espaço de alimentação.

A fachada original do prédio foi mantida em respeito à arquitetura da época, como forma de preservar a história de uma das construções mais antigas e importantes da cidade.
Segundo a Secretaria de Cultura e Eventos, uma concorrência pública será lançada em breve pela Prefeitura para definição de uma empresa responsável pela exploração do espaço de alimentação disponível no local.
O Casarão da Praça será mais um espaço para o fomento da produção artística no município, onde serão realizadas exposições, além de oficinas e cursos de capacitação voltados para a área cultural.