5 de outubro de 2017 | 17h00

Feira do Produtor Rural oferece oportunidade de adquirir produtos saudáveis diretamente da fonte

Feira acontece às sextas, das 17h às 21h, na praça do Boulevard Prefeito Takao Ono (próximo ao Lago do Major)

Feira acontece às sextas, das 17h às 21h, na praça do Boulevard Takao Ono;
Prefeito assinou Decreto Municipal regulamentando as atividades esta semana

A Feira do Produtor Rural já é uma realidade em Atibaia. Disponível ao público sempre às sextas-feiras, a partir das 17h, na praça do Boulevard Prefeito Takao Ono, a feira tem como missão estabelecer um ambiente favorável para a oferta de produtos sustentáveis diretamente do produtor rural para o consumidor, promovendo o desenvolvimento econômico e social.

Na terça-feira (3) o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, assinou o Decreto Municipal nº 8.329/2017, que regulamenta o funcionamento, o credenciamento e o evento Feira do Produtor Rural de Atibaia, implantado no município por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-AR/SP.
A cerimônia para assinatura do documento aconteceu no auditório do Fórum Cidadania e, além da presença do prefeito, contou com a participação do secretário de Agropecuária e Abastecimento, Mario Inui; do presidente da Câmara Municipal, vereador Fabiano de Lima; do representante dos produtores rurais, Amarildo Santana; do representante do SENAR-AR/SP, Élcio Geraldini; além dos produtores integrantes do programa/curso.

O prefeito Saulo Pedroso de Souza destacou o trabalho que vem sendo realizado ao longo dos últimos anos junto aos produtores rurais de Atibaia e região, uma “bandeira” mantida pelo secretário Mario Inui. “Temos buscado, cada vez mais, uma aproximação com os produtores rurais, especialmente os pequenos produtores. A Feira do Produtor Rural é um dos frutos desse trabalho. Trata-se de uma grande oportunidade para o público, que poderá comprar produtos saudáveis diretamente da fonte, e também para o produtor, que poderá comercializar os seus produtos sem intermediários. Com isso, estamos proporcionando a expansão do agronegócio no município e regionalmente”, salientou.
O secretário de Agropecuária e Abastecimento, Mario Inui, lembrou que a Feira do Produtor Rural integra o programa de mesmo nome que vem sendo realizado em Atibaia desde março deste ano. “A Prefeitura e o SENAR-AR/SP estão desenvolvendo o programa com um curso junto a produtores rurais de Atibaia. Nossa finalidade é criar uma opção de renda alternativa para o produtor rural, capacitando-o para a comercialização direta do que é produzido em sua própria terra”, ressaltou. Após a realização de cada edição da feira, os produtores também se reunirão com o instrutor do SENAR-AR/SP para uma avaliação do evento.
Na Feira do Produtor Rural são comercializados produtos agrícolas produzidos nas propriedades dos produtores participantes do programa Feira do Produtor Rural do SENAR-AR/SP (sendo vedada a compra de produtos de intermediários).

Vale lembrar que o produtor rural participante da feira não pode abandonar o seu estande de comercialização em favor de qualquer um de seus familiares que não tenham participado do programa/curso e, ainda, que o espaço disponibilizado para a feira está reservado somente aos produtores rurais participantes do programa/curso.
O Programa e o curso “Feira do Produtor Rural”
Estão participando do programa/curso produtores rurais estabelecidos no município ou nas demais cidades da extensão de base do Sindicato Rural. Os recursos, profissionais e materiais para a realização são do SENAR-AR/SP, sendo a Prefeitura responsável por ceder um espaço para as aulas e outro para a feira, além do apoio necessário para as atividades.

De acordo com a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, a procura pelo programa/curso deste ano foi intensa, mas muitos interessados não puderam aderir porque a participação é exclusiva de produtores rurais (pessoas jurídicas) que exploram a terra com fins econômicos ou de subsistência, que façam a devida adesão e apresentem diversos documentos, como: cópia da inscrição de produtor rural; cópia do cartão de CNPJ; e cópia de um documento com foto.
A carga horária total do programa/curso é de 288 horas, distribuídas em introdução e oito módulos. Para aprovação, o participante deve ter no mínimo 80% de frequência total; ser aprovado tecnicamente pelo instrutor do SENAR-AR/SP; e ter no mínimo 50% de frequência em cada módulo. Ao final do programa/curso os participantes receberão certificados do SENAR-AR/SP e da Prefeitura.
O SENAR-AR/SP lembra que a admissão de novos integrantes na feira somente será permitida após a realização de um novo programa/curso no município, portanto para 2017 não há mais possibilidade de adesão. Segundo a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, a Administração Municipal pretende dar sequência ao programa/curso em Atibaia, com novas edições nos próximos anos, em mais uma ação de incentivo aos produtores do município.

O regulamento completo do Programa Feira do Produtor Rural e da Feira do Produtor Rural pode ser consultado junto à Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (Estrada Municipal Juca Sanches, nº 400, Jardim Brogotá). Mais informações pelo telefone: (11) 4414-3985.