13 de dezembro de 2019 | 14h44

Ministério Público do Trabalho premia escolas que se
destacam em produções sobre o combate ao trabalho infantil

Atibaia venceu as etapas nacional e estadual do Prêmio MPT na Escola 2019, que tem como objetivo principal a erradicação do trabalho infantil e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde 2016 a Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Educação, desenvolve o projeto nas unidades escolares, sempre com resultados de destaque. Neste ano, a escola EM Rosiris Maria Andreucci Stopa, no bairro Jardim São Felipe, foi vencedora nas categorias “Conto” e “Música”. Todos os trabalhos apresentados tiveram como tema o fortalecimento da infância e os prejuízos decorrentes do trabalho infantil.

Na categoria “Música”, os alunos Bianca de Fátima Rosa Borges, Gabriel Lucas Costa de Oliveira, Julia Flavia da Silva, Maria Eduarda Maia Marques e Pedro Henrique Silva Santos conquistaram o 1º lugar na etapa estadual e o 1º lugar na etapa nacional com a composição da música “Vamos Fazer Valer”. Já na categoria “Conto”, Gerson Lucas Porto Soares e Julia Flavia da Silva garantiram o 1º lugar na etapa estadual e o 5º lugar na etapa nacional com a produção do conto “Uma ajuda inesperada”.

A escola, que atua nos seguimentos Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempo integral, tem sido destaque em outros projetos e tem conquistado diversos prêmios, o que demostra engajamento de toda a equipe escolar e valorização dos investimentos em Educação realizados pela Administração Municipal desde 2013.

Atibaia vence etapas nacional e estadual do Prêmio MPT na Escola 2019

A premiação estadual aconteceu em Campinas no último dia 6 de dezembro, quando os alunos apresentaram ao vivo suas produções e encantaram a todos os presentes. Além disso, por conquistarem o 1º lugar na etapa nacional na categoria “Música”, eles também estiveram em Brasília, no dia 3 de dezembro, participando de uma cerimônia de premiação.

Segundo a Secretaria de Educação, além dos prêmios, as experiências vivenciadas em cada momento do projeto e nas solenidades de premiação permanecerão na memória dos alunos participantes, possibilitando aprendizagem efetiva e consciente, com prazer e alegria.

O Prêmio MPT na Escola faz parte do projeto realizado pelo Ministério Público do Trabalho para erradicar o trabalho infantil. Neste sentido, por meio da conscientização escolar, o projeto propõe que crianças de todo o país abordem o assunto por meio de contos, curtas-metragens, desenhos, músicas e poesias. Atibaia faz parte da 15ª Região da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) situada em Campinas-SP.