28 de março de 2017 | 17h00

Produtores de morango receberão mudas da fruta gratuitamente

Ação faz parte do Programa de Revitalização da Cultura do Morango, criado para prestar apoio aos produtores locais.

Ação faz parte do Programa de Revitalização da Cultura do Morango,
criado para prestar apoio aos produtores locais

A Prefeitura de Atibaia deu mais um passo, nesta semana, para implementar o Programa de Revitalização da Cultura do Morango, criado para prestar apoio aos produtores locais.

Na manhã desta terça-feira, 28, integrantes da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento estiveram reunidos com produtores para anunciar a entrega gratuita de mudas da fruta.
O objetivo é incentivar os agricultores a obterem morangos de qualidade, de acordo com os projetos desenvolvidos no município relacionados à produção, como por exemplo a PIMo – Produção Integrada de Morango. A previsão é de que as mudas sejam entregues em abril.
Durante o encontro, cada produtor recebeu um “Caderno de Campo”, formulado pela equipe da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, para auxiliá-lo no plantio e no planejamento de suas ações no campo.

Com o caderno, o produtor poderá registrar e acompanhar o trabalho desenvolvido em cada gleba de sua lavoura.
O Programa de Revitalização da Cultura do Morango está sendo implantando para prestar apoio aos produtores nas áreas técnica, administrativa e comercial, visando o desenvolvimento do setor, a segurança alimentar e a qualidade do produto.
Conforme a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, essa é uma iniciativa importante para assegurar a manutenção das pessoas no campo e a sustentabilidade da atividade.
O lançamento do Programa de Revitalização da Cultura do Morango acontece no dia 11 de maio, às 14 horas, na sede da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, no Parque do Morango do Campo dos Aleixos.

Morango, um símbolo de Atibaia
O morango de Atibaia é conhecido em todo o país, principalmente por sua qualidade. Estima-se que o município possua mais de 200 produtores, responsáveis pela produção de cerca de dois milhões e meio de pés, o que faz do morango o segundo produto mais importante na agricultura local, ficando atrás apenas da produção de flores.

Arquivo SECOM

Há duas festas da fruta na cidade: a tradicional “Festa de Flores e Morangos”, realizada no Parque Edmundo Zanoni, e a “Festa do Morango”, no Campo dos Aleixos.
O crescimento da produção em Atibaia e região é notório, em grande parte devido ao envolvimento e apoio do poder público, que reconhece a importância da fruta para o desenvolvimento da economia e da agricultura local.

Produtores do  município recebem da Prefeitura, todo ano, doação de mudas de morango: uma forma de incentivá-los não só a manter a produção, mas a obter frutas de qualidade.