26 de março de 2018 | 17h15

Produtores de morangos recebem doação de mudas da Prefeitura

Ação faz parte do Programa de Revitalização da Cultura do Morango; mais de 120 mil pés da fruta foram entregues aos agricultores.

Ação faz parte do Programa de Revitalização da Cultura do Morango;
mais de 120 mil pés da fruta foram entregues aos agricultores

Vinte e três produtores de morangos que se inscreveram na Secretaria Municipal de Agricultura receberam mais de 120 mil mudas gratuitas da fruta, produzidas pela Prefeitura de Atibaia. A entrega aconteceu na manhã desta segunda-feira (26), no viveiro municipal, no bairro Boa Vista. O prefeito em exercício, Emil Ono, e o secretário municipal de Agricultura, Mário Inui, participaram do evento.

A ação faz parte do Programa de Revitalização da Cultura do Morango, criado para prestar apoio aos cerca de 150 produtores locais. O objetivo é incentivar os agricultores a obterem morangos de qualidade, de acordo com os projetos desenvolvidos no município relacionados à produção, como por exemplo a PIMo – Produção Integrada de Morango.
Na região de Atibaia e Jarinu são 3 milhões de pés da fruta e uma produção de 4 mil toneladas, responsável por um faturamento anual de aproximadamente R$ 10 milhões. Somente com a doação da Prefeitura, estima-se que 120 mil quilos de morango sejam produzidos.
O Programa de Revitalização da Cultura do Morango da Prefeitura presta apoio aos produtores nas áreas técnica, administrativa e comercial, visando o desenvolvimento do setor, a segurança alimentar e a qualidade do produto. Cerca de 500 pessoas trabalham diretamente com a produção da fruta no município.

Os produtores de morango que fazem parte do Programa possuem o selo “Morangos Atibaia & Jarinu” em seus produtos, uma identidade lançada pela Administração Municipal em junho de 2017 e que representa a qualidade e a originalidade da fruta. Além do selo, outras iniciativas como a identificação de estabelecimentos e a inclusão de feiras permanentes, para que o público e turistas em geral possam encontrar facilmente os morangos de Atibaia e Jarinu, também integram o programa.
A Secretaria Municipal de Agricultura localiza-se na Estrada Municipal Juca Sanches, número 400, Jardim Brogotá. O telefone para contatos é: 4414-3985.