Prefeitura de Atibaia adere a programa TODAS in-Rede para mulheres com deficiência
11 de março de 2022 | 17h38

Prefeitura de Atibaia adere a programa TODAS in-Rede para mulheres com deficiência

Cerimônia de lançamento ocorreu nesta sexta-feira (11) no Cine Itá com presença da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão

A Prefeitura de Atibaia realizou nesta sexta-feira (11) assinatura de adesão ao programa TODAS in-Rede promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo. O evento no Cine Itá Cultural contou com as presenças do prefeito Emil Ono, da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, e de outras autoridades.

O Programa TODAS in-Rede visa promover o empoderamento e a emancipação das mulheres com deficiência no Estado de São Paulo, favorecendo a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social. Por meio do programa serão desenvolvidos cursos, campanhas educativas, rede de apoio e mobilização das mulheres com deficiência para garantir os quatro pilares do TODAS in-Rede: Trabalho, Renda e Autonomia Econômica; Direitos afetivos, sexuais e reprodutivos; prevenção à violência e empoderamento, autoestima e liderança.

Todas In-Rede

Durante o evento, a secretária estadual Célia Leão anunciou que Atibaia receberá recurso do Estado para o Cidade Acessível, no valor de R$ 250 mil, para adaptar mil metros de calçadas acessíveis com piso tátil e também a doação de uma van adaptada com lugar para 3 cadeirantes e mais 7 lugares, adaptada para pessoas com deficiência. Estiveram presentes na cerimônia atletas da APA – Associação Paradesportiva de Atibaia, membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, usuários da Residência Inclusiva e do CAPS.

A Prefeitura de Atibaia tem concedido atenção especial às pessoas com deficiência. No final de janeiro, a cidade recebeu o 1º Encontro Regional da Pessoa com Deficiência, que discutiu políticas públicas voltadas para o atendimento da pessoa com deficiência. Também neste ano o município decidiu criar o Centro de Intermediação em Libras de Atibaia (CILA), que oferece uma rede de intermediação entre o munícipe surdo, o intérprete e o servidor municipal na prestação de serviços públicos.

Por meio da Secretaria e Assistência e Desenvolvimento Social, Atibaia criou em 2021 um sistema de mapeamento das pessoas com deficiência na cidade, com o objetivo de planejar ações voltadas aos desafios encontrados no dia a dia e melhorias dos serviços públicos.

Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededados.sedpcd.sp.gov.br), as pessoas com deficiência de Atibaia e região somam aproximadamente 32 mil (estimativa 2021). Desse total, 40% são pessoas com deficiência visual, 28% com deficiência física, 17% com deficiência intelectual e 15% com deficiência auditiva. Com maior presença feminina, são mais de 18 mil mulheres com deficiência na região em comparação com os mais de 14 mil homens com deficiência.

print