24 de novembro de 2017 | 16h31

Programa Vida Nova para pessoas em situação de rua é apresentado em reunião

Casa de Passagem foi o local escolhido pela Prefeitura de Atibaia para apresentação da nova ação.

Casa de Passagem foi o local escolhido pela Prefeitura de Atibaia
para apresentação da nova ação

Uma ação conjunta entre os vários setores do governo municipal da Prefeitura da Estância de Atibaia, setores da sociedade, entidades religiosas e GGI Atibaia, utilizando a estratégia do diálogo, do apoio e do convencimento pessoal, foi o tema da nova reunião para tratar de assuntos relacionados às pessoas em situação de rua, na noite da última quarta-feira (22). Na ocasião, foi apresentado o Programa Vida Nova, com medidas que visam resultados práticos na rotina de quem quer uma oportunidade para recomeçar.
No primeiro encontro, realizado com lideranças e entidades que atualmente trabalham com pessoas em situação de rua, em 16 de outubro de 2017, no Fórum Cidadania, membros do poder executivo municipal colheram informações e propostas com o objetivo de discutir e apresentar soluções para a questão, proporcionando assim mais dignidade à vida de cada um que se encontra em situação de rua.

O diálogo e a união são as principais etapas para o bom andamento e funcionamento efetivo do Programa elaborado em conjunto com a sociedade civil. Por isso, uma nova reunião, em janeiro de 2018, com data e local a serem definidos, será fundamental para o início das atividades e propostas do programa.
A reunião, na Casa de Passagem, contou com a presença do prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Atibaia, Simone Cardoso, da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile, do secretário de Segurança Pública, Lucas Cardoso, outros secretários municipais, vereadores e representantes de lideranças de entidades sociais e religiosas da cidade.
Trabalho realizado
A Prefeitura de Atibaia já desenvolve um trabalho humanizado com as pessoas em situação de rua, com a equipe de abordadores sociais, que prestam o primeiro contato e tentam sensibilizá-las a voltar para a casa de seus familiares ou a aderir aos serviços sociais disponíveis pela Prefeitura, como o Centro Pop e a Casa de Passagem.
Durante o ano de 2017, até setembro, foram abordadas 815 pessoas, 848 atendimentos na Casa de Passagem e 1.147 pessoas atendidas no Centro Pop. Os locais da Prefeitura oferecem espaço de acomodação, guarda de pertences, cuidados de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação, além de atendimento psicossocial adequado, promovendo a reinserção na sociedade e possibilitando que a pessoa tenha uma vida com mais qualidade e dignidade.
Serviço:
Casa de Passagem
Estrada dos Perines, 495, Boa Vista (próxima ao Cemitério Parque das Flores)
Centro Pop
Rua Albertina Mieli Pires, nº 153, Centro