Projeto Jornada Literária começou em Atibaia

Projeto Jornada Literária começou em Atibaia

Jornada Literária é a principal ação do Projeto Ler e Escrever: Fonte
do Saber; com início no dia 1º de outubro e término dia 8 de novembro

O projeto que visa incentivar o hábito da leitura e da escrita é realizado pela Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Educação e recebeu o Prêmio de Município Leitor, disputado com mais de 400 cidades. Com início no dia 1º de outubro e término no dia 8 de novembro, a ação disponibiliza uma programação completa com diversas atividades e contará com a presença de autores renomados da literatura.

A Jornada Literária está em sua sétima edição e é o principal evento do Projeto Ler e Escrever: Fonte do Saber, desenvolvido ao longo dos 200 dias letivos pelos educadores. O evento estimula e incentiva os alunos à leitura e à escrita, promovendo a evolução da aprendizagem das crianças, comprovada pelos índices das avaliação municipais e nacionais.

A ação já contou com a presença de renomados autores ao longo dos sete anos, entre eles: Ziraldo, Mário Sergio Cortella, Cesar Nunes, Arthur Gomes de Morais, Therezinha Rios, entre outros. Neste ano a Jornada irá contar com a presença de: James Misse, Alessandra Roscoe, Tino Freitas, Jonas Ribeiro, Leo Cunha, Tânia Martinelli e Alexandre Rampazo, renomados autores e ilustradores de literatura infantil, além de palestrantes para os professores.

No período do dia 1º de outubro ao dia 4 e do dia 8 ao dia 10, a Jornada Literária será realizada nas creches municipais de Atibaia. Nos dias 15, 16, 17, 18 e 21 de outubro, a iniciativa será com o Ensino Fundamental da Rede Municipal. Na terça-feira (15), será realizada uma palestra formativa para os educadores com o tema “Ensinando e aprendendo com prazer: a neurociência entra em ação”, com o Prof. Dr. José Meciano Filho, o Nino Paixão. No dia 20 de outubro, a Jornada Literária será aberta ao público.

Nos dias 22, 23, 24, 25 e 29, o evento será direcionado para a Educação Infantil. No dia 22, no período da noite, acontecerá um evento cultural para os educadores, com a participação do professor e psicoterapeuta Leo Fraiman, com a palestra “Felicidade e Sucesso na Educação dos Alunos”. A atividade para Educação de Jovens e Adultos (EJA) e funcionários ocorrerá na noite do dia 24 de outubro, com a presença do autor Alexandre Rampazo. Para finalizar, a programação atenderá as Creches Comunitárias da cidade, nos dias: 30 e 31 de outubro; 1, 5, 6, 7 e 8 de novembro.