Prefeitura informa novos protocolos de saúde no enfrentamento à Covid-19
21 de janeiro de 2022 | 18h08

Prefeitura informa novos protocolos de saúde no enfrentamento à Covid-19

Considerando o atual cenário epidemiológico, Secretaria de Saúde faz readequação no fluxo de atendimento e procedimentos de testagem

A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Saúde, informa que estão sendo adotados novos protocolos de saúde visando minimizar a disseminação da Covid-19 na cidade, considerando o cenário epidemiológico e o número de profissionais afastados do trabalho.

Para poder manter o atendimento necessário à população, os testes rápidos de antígeno serão realizados apenas em indivíduos sintomáticos até o sétimo dia. No momento atual, não serão testados os indivíduos assintomáticos.

O exame PT/PCR será realizado em casos graves cujos marcadores são frequência respiratória maior que 22, saturação de oxigênio menor que 94%, hipotensão, sonolência ou confusão mental. Esse continua sendo o “padrão ouro” para confirmação de casos, necessário para a investigação em casos graves, óbitos e detecção de novas variantes.

Os pacientes com caso leve ou moderado de Covid-19 seguirão agora novos protocolos de isolamento, adotados pelo Ministério da Saúde. Manter a pessoa infectada fora do convívio da sociedade é uma medida adotada desde o início da pandemia que segue pesquisas sobre o tempo que o paciente pode transmitir a doença.

O indivíduo sintomático deve permanecer em isolamento por sete dias e, se estiver nas últimas 24 horas sem sintomas respiratórios e sem medicamento antitérmico, estará liberado. Caso contrário deverá permanecer isolado até o 10º dia do início dos sintomas.

Fique atento aos sintomas
Antes de procurar o Posto de Saúde, é necessário que o paciente apresente ao menos um sintoma da Covid-19, como febre, dor de garganta, coriza, distúrbios olfativos e/ou gustativos, ou seja, perda do olfato e/ou paladar.

Os sintomas de agravamento da doença são confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e falta de apetite. Na suspeita de Covid-19, febre pode estar ausente em crianças e idosos e a presença de diarreia pode estar correlacionada.

print