Prefeitura segue determinação do Estado e prorroga quarentena em Atibaia
7 de abril de 2020 | 15h15

Prefeitura segue determinação do Estado e prorroga quarentena em Atibaia

Atibaia cumpre decisão do Governo Estadual que estende a quarentena até 22 de abril

Nesta segunda-feira (6) o Governo do Estado de São Paulo anunciou a prorrogação do prazo de quarentena em todo o território paulista em função do Coronavírus, estendendo o período em vigor por mais 15 dias, ou seja, do dia 8 (quarta-feira) até o dia 22 de abril. A decisão, válida para os 645 municípios do Estado como medida necessária ao enfrentamento da pandemia de Coronavírus, integra o Decreto Estadual nº 64.920/2020 e será cumprida por Atibaia, conforme pronunciamento do prefeito Saulo Pedroso de Souza em suas redes sociais na noite de segunda-feira (6).

De acordo com o Estado, as projeções apontam que prolongar o distanciamento social pode evitar 166 mil óbitos no Estado de São Paulo, além de 630 mil hospitalizações e 168 mil internações em UTI. Ainda segundo o Governo Estadual, a prorrogação da quarentena também é importante para que o Estado adeque a rede pública de saúde ao número crescente de pessoas doentes.

Durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta segunda-feira (6), o governador João Dória afirmou que “prefeitas e prefeitos terão o dever e a obrigação de seguir a orientação do Governo do Estado. Isto é constitucional, não é uma deliberação que pode ou não ser seguida”. Ele também ressaltou que “nenhuma aglomeração de nenhuma espécie em nenhuma cidade de São Paulo será admitida”, com as forças de segurança dos municípios e do Estado agindo para garantir o cumprimento da determinação, e ainda reforçou que “esta é uma deliberação que deverá ser rigorosamente seguida pela população do Estado de São Paulo na defesa de suas vidas e de seus familiares”.

O prefeito de Atibaia, em seu pronunciamento junto à população, destacou que o município está alinhado ao Governo do Estado de São Paulo e à Secretaria Estadual de Saúde, bem como ao Ministério da Saúde e à Secretaria Municipal de Saúde, no entendimento de que o mais importante, neste momento – aquilo que todos devem priorizar, sobretudo o Poder Público – é a preservação da vida e da qualidade de vida das pessoas, dessa forma Atibaia respeitará a prorrogação decretada pelo Governo Estadual, com manutenção da quarentena no município do dia 8 ao dia 22 de abril.

Conforme o Estado, os serviços considerados essenciais continuam em funcionamento, como nos primeiros 15 dias da quarentena, e a recomendação é de que as pessoas permaneçam em casa.

Modo Texto