Atibaia fica na 2ª colocação em ranking das Estâncias Turísticas do Estado
27 de outubro de 2021 | 19h04

Atibaia fica na 2ª colocação em ranking das Estâncias Turísticas do Estado

Atrás apenas de Ubatuba, Atibaia é o melhor destino turístico para quem busca diferentes atrações de passeios

Importante destino turístico do Estado, Atibaia ficou em 2º lugar no ranking das Estâncias Turísticas de São Paulo, de acordo com classificação do Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turísticos (GAMT), do governo estadual. Atibaia obteve 89 pontos, ficando atrás apenas de Ubatuba, com 92, entre as 70 cidades com classificação de estância no Estado.

As estâncias possuem infraestrutura e serviços direcionados ao turismo, seguindo legislação específica e pré-requisitos para a qualificação. Em 2015, uma lei estadual criou a categoria Municípios de Interesse Turístico, que também visa oferecer maiores condições para incrementar o turismo em outras cidades – cerca de 140 são aptas a integrar essa categoria pois têm condições e características para acolher bem o turista.

A lei estadual estabeleceu também a necessidade do ranqueamento destes municípios, a ser feito de três em três anos, determinando quais MITs podem ser elevados à categoria de Estância e quais dessas perderão a titulação, passando a serem MITs. Acesso e descenso entre os dois grupos envolvem apenas três municípios de cada categoria.

Segundo a Secretaria de Turismo do Estado, o ranqueamento baseia-se em quatro dimensões: fluxo turístico; atrativos turísticos; infraestrutura, equipamentos e serviços turísticos; e ações de turismo (normativo-institucional), sustentabilidade, acessibilidade e legislação. Esses critérios são aplicados a todos os municípios paulistas de maneira igualitária, validados pelo Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turísticos, além daqueles inseridos pelos municípios na plataforma digital do Inventário Turístico.

Turismo em Atibaia
Com diversos encantos e belezas naturais, Atibaia é destino turístico para quem busca diferentes atrações de passeios. O portal “Descubra Atibaia” disponibiliza opções de turismos: de Eventos e Negócios; Rural; Religioso; Gastronômico; Cultural; e de Aventura. Acessando o endereço https://descubraatibaia.com.br/ é possível encontrar o calendário de eventos da cidade, opções de hospedagem e gastronomia, informações turísticas e a história de Atibaia, além de uma galeria com belíssimas imagens da cidade.

O turismo representa cerca de 50% da geração de renda do setor de serviços, que lidera a alta na geração de empregos formais na cidade juntamente com a indústria e o comércio. Atibaia é o maior polo de desenvolvimento turístico da região e, mesmo com as dificuldades da pandemia, a Secretaria de Turismo vem promovendo diversas ações para fomentar as atividades turísticas e a economia no município.

print