7 de julho de 2017 | 11h26

Representantes do Programa Prefeito Amigo da Criança têm reunião no Gabinete

Objetivo da visita da Fundação Abrinq foi conhecer trabalhos e projetos realizados e apoiados pela Prefeitura.

Objetivo da visita da Fundação Abrinq foi conhecer trabalhos e
projetos realizados e apoiados pela Prefeitura

Representantes da Fundação Abrinq, organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes, estiveram reunidos, nesta quinta-feira (6), no Gabinete do prefeito, em Atibaia. O objetivo da visita foi conhecer trabalhos e projetos realizados e apoiados pela Prefeitura e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica), além de auxiliar, tecnicamente, a administração municipal, signatária do “Programa Prefeito Amigo da Criança” 2017-2020, a chegar ao reconhecimento proposto pela entidade.
Durante a reunião, as representantes da entidade elogiaram as ações desenvolvidas pela Prefeitura para as políticas voltadas às crianças e jovens do município.

O prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, firmou o compromisso com a Fundação Abrinq, com assinatura do  termo de adesão ao programa Prefeito Amigo da Criança, no dia 27 de abril, em Brasília.
No Programa, após um processo de avaliação, chefes de executivos municipais que conseguem cumprir a agenda proposta, institucionalizar um processo de planejamento da política da infância e adolescência de forma participativa e intersetorial e apresentam evolução dos indicadores sociais, são premiados com o Selo de Reconhecimento Prefeito Amigo da Criança ao final da gestão.
Na reunião, além de outras questões relacionadas ao assunto, foi indicada, pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), como parte das atividades do Programa, a nomeação de um articulador. O articulador terá como responsabilidade a manutenção do relacionamento com a equipe do Programa, bem como o diálogo frequente com outros membros da equipe de gestão municipal e de demais órgãos públicos e sem fins lucrativos, para que a agenda de trabalhos seja cumprida.
De acordo com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, além de servir como capacitação para prefeitos e técnicos, o programa, muito mais que o recebimento do prêmio, propõe uma ferramenta de avaliação e avanços das políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes.

Participaram do encontro, no Fórum Cidadania, o prefeito em exercício da Estância de Atibaia, Fabiano de Lima; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile; a secretária de Educação, Márcia Bernardes; o coordenador de Emprego e Renda da Prefeitura, Marcos Melo; a presidente do Comdica, Mara de Castro Valente; a assessora Louise Valente; e Ana Luiza Calixto Amaral, representante do Comdica. Da Fundação Abrinq participaram a gerente executiva de desenvolvimento de Programas e Projetos, Denise Maria Cesario; e Jeniffer Caroline Luiz, Oficial do Programa Prefeito Amigo da Criança e Projeto Presidente Amigo da Criança.
Prefeito Amigo da Criança
Criado em 1996, o Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) tem por objetivo mobilizar e apoiar tecnicamente os prefeitos e prefeitas e suas equipes na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos preconizados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do adolescente (ECA).