10 de Janeiro de 2017 | 11h44

Reunião discute ações preventivas da “Operação Verão”

Plano reúne vários setores para atender demandas da estação chuvosa. No encontro, também foram relatados serviços de prevenção dos últimos anos e ações que serão intensificadas.

Na manhã de hoje (10), em reunião no Gabinete da Prefeitura entre as secretarias de Governo, Infraestrutura, Urbanismo e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Comunicação, além das Coordenadorias de Defesa Civil e Solidariedade, foram discutidos detalhes da “Operação Verão”, plano de ações que reúne diversos setores da Administração Municipal no atendimento às demandas relacionadas à estação do ano em que, tradicionalmente, é esperado um maior volume de chuvas.
Para este período, a “Operação Verão” em Atibaia teve início em novembro de 2016 e segue até o final de março deste ano, conforme planejamento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
No encontro de hoje, os representantes relataram os serviços de prevenção realizados nos últimos anos, como limpeza de bueiros, poda de mato e árvores em risco, recuperação de margens de córregos e rios, desobstrução de passagens de água sob pontes e em galerias, desassoreamento em pontos estratégicos de córregos que cortam o município e também do Rio Atibaia, entre outros, todas ações em andamento na cidade e que serão intensificadas nos próximos meses.
Outra ação de destaque na prevenção ao período de chuvas e suas consequências lembrada durante a reunião foi o andamento da licitação – também realizada nesta semana – para contratação de empresa especializada na área de engenharia e/ou arquitetura para a prestação de serviços técnicos de elaboração de estudos de projetos básicos e executivos para a execução de canal aberto, regularização de canalização fechada, barramento, desassoreamento, travessias, vertedouros/monges e descarregadores de fundo, caixas de retenção de areia e obtenção de outorgas junto ao DAEE para barramento de lagos e córregos situados na Bacia do Córrego da Figueira (bairro Jardim do Lago e Jardim Paulista) e na Bacia do Córrego dos Pintos (Lago do Major – Bairro Estância Lynce) em Atibaia.
No momento, o processo licitatório está em fase de recursos (habilitação de documentos).
Mais informações
http://www.mi.gov.br/defesacivil
http://www.cemaden.gov.br/
http://www.defesacivil.sp.gov.br/
Índice pluviométrico (medição da quantidade de chuva)
http://www.cemaden.gov.br/mapainterativo
http://www.ciiagro.org.br/ema/
Rede Telemétrica (medição do nível do Rio Atibaia)
http://www.saisp.br/geral/Processo.whtml?BACKCOLOR=1&OK=OK&OVLCODE=ESP&PRODUTO=56&USERID=PuB&WHICHCHANNEL=54&WHICHCODE=100&
Previsão do tempo e radares meteorológicos
http://tempo.cptec.inpe.br/
http://www.inpe.br/webelat/homepage/
http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/402/atibaia-sp
http://www.accuweather.com/pt/br/atibaia/41652/weather-forecast/41652
http://www.ipmet.unesp.br/index2.php?menu_esq1=2&abre=ipmet_html/radar/ppi.php

Modo Texto