27 de outubro de 2016 | 18h53

Revista EXAME coloca Atibaia como uma das melhores para investir em negócios

A reportagem intitula as “100 melhores cidades” como as “mais fortes que a crise”.

Atibaia está entre as 100 melhores cidades do Brasil para investir em negócios, de acordo com estudo da consultoria Urban Systems. O assunto foi tema da reportagem de capa da Revista EXAME – edição de quarta-feira, dia 26. Atibaia está na 86ª posição, sendo o único município da região bragantina a fazer parte da lista dos “100 melhores”. Barueri, cidade de 264 mil habitantes, ficou em primeiro lugar no ranking. O estudo verificou um total de 28 indicadores em quatro aspectos essenciais para a evolução dos negócios em uma cidade: desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico.
PrefeituraDe acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, neste ano, até 30 de setembro, o número de MEI’s (Microempreendedores Individuais) era de 6.020, sendo registradas 1.158 aberturas de empresas. O número vem crescendo ano a ano, o que certamente influenciou nos bons resultados. Vale citar também o Sistema de Integrado de Licenciamento , o “SIL”, que oferece certificados digitais – expedidos pela internet –, o que torna mais simples a vida dos empresários locais.
O município também apresenta boa avaliação nas áreas de Saúde e Educação, esta última com nota 7 no IDEB, bem acima da média nacional. Na área de infraestrutura, o Poder Executivo tem levado pavimentação a bairros afastados, uma melhoria que valoriza os imóveis e a qualidade de vida dos munícipes.
Em relação à geração de emprego, a Prefeitura tem investido na preparação de profissionais, oferecendo mais de 40 cursos de capacitação gratuitos, que já beneficiaram mais de 15 mil pessoas na cidade. Vale destacar que Atibaia está gerando novas oportunidades de emprego, ao contrário da maioria das cidades da região. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, em setembro deste ano foram geradas 151 novas vagas de trabalho.
Já na Habitação, mais de 1.600 famílias foram beneficiadas com moradias, sendo que 520 deixaram as áreas de risco, ou seja, tiveram resgatadas a cidadania e a dignidade.
A reportagem da revista EXAME intitula as “100 melhores cidades” como as “mais fortes que a crise”. Para o secretário de Governo, o município realmente tem se mantido firme diante da crise que assola o país: “Atibaia manteve os serviços públicos, garantindo que todos os setores funcionassem plenamente e que os programas continuassem”, comentou. “O poder público municipal continua atento e pronto para tomar medidas que mantenham a economia aquecida, assim como a qualidade dos serviços públicos”, complementou.