Prefeitura dá início às obras de Revitalização da Lucas Nogueira Garcez
31 de julho de 2019 | 18h26

Prefeitura dá início às obras de Revitalização da Lucas Nogueira Garcez

Corredor gastronômico passará a ter duas faixas em ambos os sentidos,
baias de estacionamento, monitoramento por câmeras, entre outras melhorias

Na noite de segunda-feira (29) a Prefeitura da Estância de Atibaia promoveu a assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de revitalização da Alameda Lucas Nogueira Garcez, uma das vias mais movimentadas e atraentes de Atibaia. A assinatura aconteceu na sede do Rotary Club Atibaia e contou com a presença da comunidade, especialmente moradores e comerciantes da região; associações e grupos da sociedade civil organizada representando diversos segmentos da população; técnicos, coordenadores e secretários da Prefeitura; prefeito e vice-prefeito; o presidente do Rotary Club de Atibaia, Daniel Fonseca; e o presidente da Associação Comercial Industrial Atibaia – ACIA, Alessandro Roncoletta.

Além da apresentação do projeto a reunião teve como objetivo o esclarecimento de dúvidas sobre as intervenções que serão realizadas na Lucas. Durante o encontro o prefeito lembrou que antes mesmo da elaboração do projeto houve um extenso diálogo com a sociedade, com comissões se reunindo com comerciantes e audiências públicas junto à população, e que o investimento na Lucas foi discutido e aprovado no âmbito do Conselho Municipal de Turismo – Comtur.

O chefe do Executivo chamou a atenção para o fato de que a obra de revitalização acontece com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria de Turismo do Governo do Estado, um fundo que repassa recursos para as estâncias turísticas e que por isso devem ser utilizados somente em obras nessa área, objetivando o desenvolvimento turístico da cidade (do contrário, o município perde o recurso, que volta para o Governo Estadual).

Ao final do encontro o prefeito agradeceu a presença da comunidade, bem como a participação ativa, com perguntas, sugestões e troca de informações que contribuem para a tomada de decisões do Executivo e, consequentemente, para o desenvolvimento do município. Ele também lembrou a todos que o projeto está disponível para consulta nas secretarias de Mobilidade e Planejamento Urbano e de Obras Públicas, ambas localizadas no FACILITA (Rua Castro Fafe, nº 295, Centro; 11 4418-7800).

Revitalização
O projeto da Prefeitura conta com intervenções planejadas que devem transformar a “cara” da Lucas, uma das vias com maior fluxo de veículos, movimentação de pessoas e oferta de serviços no município. A revitalização da alameda contempla benefícios como pavimentação, paisagismo, iluminação, construção civil e instalação de mais de 40 câmeras de monitoramento.

As obras serão realizadas por trechos, em um total de dez, englobando toda a extensão da via. A previsão é de que cada trecho seja concluído em um mês, completando, portanto, o total de dez meses estimado para os serviços. Os primeiros trechos são: da rotatória do McDonald’s até a Rua Carmela Memolo (próximo ao Supermercado Convém); da Rua Carmela Memolo até a Rua Rubi; e da Rua Rubi até a Rua Esmeralda.

O projeto conta com diversas etapas, como: Revitalização da Al. Lucas Nogueira Garcez – Repavimentação, guias e sarjetas, pavimentação de passeio, acessibilidade, sinalização e paisagismo; Complemento da Revitalização – Reforma do portal, implantação de ponto de ônibus, construção de floreiras e implantação de letreiro; e Infraestrutura e Iluminação (em toda a alameda) – Iluminação viária de canteiros e complementar, implantação de faixa elevada e monitoramento por câmeras de segurança.

Confira a Apresentação do projeto de revitalização da Alameda Lucas Nogueira Garcez