21 de outubro de 2016 | 16h54

Saúde destaca importância do autoexame para prevenção do câncer de mama

Material de divulgação sobre a doença está sendo distribuído em virtude da campanha “Outubro Rosa”.

Outubro_Rosa1A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu à campanha “Outubro Rosa” e está promovendo diversas ações com o objetivo de mobilizar a população para a prevenção do câncer de mama. Dentre as ações está a distribuição de um folheto explicativo que traz diversas orientações às mulheres com relação ao autoexame, além de informações sobre a doença e sobre a importância do diagnóstico precoce.
O material de divulgação explica que o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres brasileiras e a principal causa de morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mas se diagnosticado e tratado em fase inicial as chances de cura aumentam.
Além de destacar a importância de se fazer o autoexame das mamas ao menos uma vez por mês, o folheto traz orientações às mulheres de como fazer o autoexame no chuveiro, deitada ou diante do espelho, de forma a procurar por caroços (nódulos), abaulamentos ou retrações da pele e na região aréolo-mamilar (bico do seio) ou secreções mamilares existentes. Ou seja, é importante que as mulheres percebam as diferenças entre as mamas – se uma parte da mama está diferente do restante, maior ou menor, repuxada, estufada, se sai um líquido sem mesmo espremer o mamilo, entre outras alterações.
O material também apresenta algumas orientações, tais como: procurar um mastologista (médico especialista em mamas) ao menor sinal de alteração nas mamas; realizar o autoexame uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação (mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo mês); e comparecer às consultas de rotina, uma vez que o autoexame não é um método diagnóstico, não substitui a visita ao médico especialista e a mamografia é o único método de detecção precoce.
Mais informações sobre a campanha “Outubro Rosa” e sobre as atividades e ações, que estão sendo oferecidas à população nas diversas unidades de saúde do município ao longo do mês, podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Saúde: (11) 4414-2220.

Modo Texto