18 de dezembro de 2017 | 16h31

Secretaria de Comunicação de Atibaia realiza balanço das ações em 2017

Com objetivo de dar transparência e adequação às mensagens, Secom Atibaia visa assegurar o amplo conhecimento das ações governamentais pela população

Uma entre mais de 900 notícias. É exatamente isso que você está lendo agora. Uma matéria da Prefeitura da Estância de Atibaia, produzida pela Secretaria de Comunicação (Secom), que se soma a mais de nove centenas de notícias divulgadas ao longo de 2017. Este texto, assim como tantos outros com informações sobre o Executivo publicados no decorrer do ano, é apenas uma parte do complexo trabalho de comunicação realizado pela Administração Municipal em Atibaia.
A Secretaria de Comunicação foi criada em 2008 pela Lei Complementar nº 581/08 – que dispõe sobre a Estrutura Organizacional da Administração Direta da Prefeitura da Estância de Atibaia – e é responsável por coordenar as ações de comunicação governamental, sempre em obediência aos critérios de sobriedade e transparência, eficiência e racionalidade da aplicação dos recursos, além de supervisionar a adequação das mensagens aos públicos. Cabe à Comunicação monitorar e integrar as atividades do Governo nas áreas de rádio, televisão, jornalismo, cerimonial, publicidade, redação, fotografia, internet e relações sociais, sendo que todo o conteúdo produzido é estrategicamente planejado para atender ao público em geral.

Gráfico – interações

Seguindo uma tendência na área e em consonância com os hábitos da sociedade moderna, a Secretaria de Comunicação vem investindo cada dia mais no uso das redes sociais para informar a população de Atibaia e dialogar com ela. Assim, a Pasta vem divulgando nessas mídias, diariamente, as ações do Executivo na cidade, como obras, serviços, eventos e atividades realizadas em diversos bairros do município pelos diferentes setores da Prefeitura.
De acordo com balanço realizado pela Pasta, em 2017 foram publicados mais de 900 posts na página da Prefeitura no Facebook ( facebook.com/atibaia ), gerando quase um milhão de interações. A produção intensa e constante de conteúdo proporcionou uma evolução de 39,9% no número de seguidores da página, que saltou de 22.269 curtidas para mais de 31 mil likes.
Gráfico – interação e alcance

Para se ter uma ideia da força e do alcance da página da Prefeitura no Facebook, uma única postagem sobre o início da Feira Noturna em Atibaia, em junho, recebeu mais de 6,3 mil curtidas, batendo um recorde em alcance e interação, com mais de 208 mil pessoas alcançadas e 27,3 mil interações, respectivamente. Além disso, em uma única postagem sobre o Duelo de Motos, em fevereiro, a página quebrou outro recorde, desta vez em número de curtidas, recebendo mais de 6,9 mil likes, alcançando mais de 180 mil pessoas e garantindo mais de 24,7 mil interações.
Gráfico – evolução de curtidas

Uma outra estatística mostra a relevância da página da Prefeitura no Facebook em relação ao cenário municipal: dos cinco maiores produtores de conteúdo digital em Atibaia, apenas a Secretaria de Comunicação da Prefeitura foi responsável por 42% das interações no Facebook, ou seja, quase a metade do total de interações em todo o universo virtual dessa mídia no município.
Gráfico – Engajamento dos cinco mais Atibaia

O site da Prefeitura ( atibaia.sp.gov.br ) também é outro canal de comunicação disponível entre o Executivo e a população. Em 2017 o portal recebeu mais de 427 mil visitas, sendo mais de 167 mil de usuários únicos. Nesse espaço, foram divulgadas as notícias produzidas pela Divisão de Jornalismo da Prefeitura – mais de 900 matérias no ano, com uma média de 75 por mês, funcionando como uma espécie de agência pública de notícias da cidade – um extenso material jornalístico que também alimenta as redes sociais da Prefeitura e ainda é disponibilizado para mais de 65 veículos de comunicação de Atibaia e região, como jornais, emissoras de rádio e de televisão, revistas, portais de internet, jornalistas, associações, entre outros, com os quais a Divisão de Imprensa mantém contato diariamente em um serviço de assessoria, atendendo a solicitações como entrevistas e informações.
Gráfico – visitantes site Prefeitura

Na área de Marketing e Publicidade, que realiza o planejamento e a criação do material de comunicação e das campanhas publicitárias e institucionais para prestação de contas, a Secretaria de Comunicação produziu, em 2017, aproximadamente 40 campanhas, entre elas: Carnaval; Aniversário de 352 anos de Atibaia; Recicla Atibaia; Dengue; Febre Amarela; REFIS; Doe brinquedos, ganhe sorrisos; Conheça Atibaia; entre outras. Cerca de 8,2 mil peças publicitárias (artes) foram criadas e/ou adaptadas, desde faixas de audiências públicas, passando por convites, folders, folhetos, cartazes, banners web, artes para posts no Facebook, até anúncios e outdoors.
Por meio da Divisão de Cerimonial – responsável pela formatação dos eventos da Prefeitura, bem como apoio a eventos de demais proponentes que tenham participação do Executivo Municipal – a Secretaria de Comunicação organizou, ao longo de 2017, um total de 92 eventos oficiais.
No decorrer de 2017 a Secretaria de Comunicação ainda contabilizou mais de 76 mil fotografias registradas durante a cobertura de mais de 900 eventos e ações, entre agendas oficiais do prefeito e do vice-prefeito, festividades do calendário oficial do município e ações das secretarias, coordenadorias e demais órgãos municipais, entre outros eventos.

A Secretaria de Comunicação ainda é responsável pela formatação e gerenciamento da Imprensa Oficial da Estância de Atibaia, o “I.O.E.”. Neste ano, 92 edições do jornal já foram publicadas (da edição nº 1849 até a nº 1941) e o “I.O.E.” ainda contou com uma novidade: desde a edição nº 1922, de 4 de outubro, o jornal deixou de ser impresso e passou a ser disponibilizado somente na versão eletrônica, uma iniciativa ao mesmo tempo sustentável e econômica (Lei nº 4.527/17). Com a medida, 19 edições já foram publicadas somente em meio eletrônico, sendo nove delas com outra novidade: matérias institucionais produzidas pela Comunicação e disponibilizadas na capa (ou página 1) do “I.O.E.”.
Vale lembrar que toda a produção de conteúdo da Secretaria de Comunicação segue o disposto no § 1° do Art. 37 da Constituição Federal, segundo o qual a “publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.
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