19 de maio de 2020 | 10h24

Semana do Brincar busca sensibilizar sobre a importância das brincadeiras

Com o tema “Brincar entre o Céu e a Terra”, Semana Municipal do Brincar acontece de 23 a 29 de maio e convida adultos e crianças a brincar dentro de casa

Realizada anualmente desde 2013 em Atibaia, a Semana Municipal do Brincar é uma iniciativa da Secretaria de Educação que, normalmente, promove atividades lúdicas e o resgate de brincadeiras tradicionais nas escolas e espaços públicos da cidade. Diante do momento crítico que estamos vivendo, a edição deste ano não poderá contar com eventos coletivos, mas não é por isso que deixará de chamar a atenção para a importância do brincar. Com o tema “Brincar entre o Céu e a Terra”, a Semana acontece de 23 a 29 de maio e convida adultos e crianças a brincar dentro de casa com uma série de materiais e conteúdos inspiradores.

Gato Mia

Telefone sem fio

Morto Vivo

Morto-vivo

Amarelinha

Não me faça rir

Faça rir

Dança das Cadeiras

Dança das cadeiras

Serra, serra, serrador

Serra Serrador

Cobrinha

Batata Quente

Batata quente

Elefantinho Colorido

Cadê o toucinho que estava aqui?

Cadê o Toucinho

Estátua

Cama de Gato

Escravos de Jó

Esconde-esconde

Caça ao tesouro sensorial

Passa anel

Corre cotia

Corre Cotia

Corrida do ovo na colher

O mestre mandou

o mestre mandou

Pé de lata

pé de lata

A iniciativa faz parte da Semana Mundial do Brincar, coordenada pelo movimento mundial “Aliança pela Infância”, e se tornou política pública com a criação da lei nº 4.468, de 28 de novembro de 2016, que incluiu a Semana no calendário de Atibaia. O tema deste ano é um convite à imaginação e ao devaneio, conectados ao ser e estar da criança no mundo. Simples e prazeroso, o ato de brincar permite aos pequenos desenvolver não somente a imaginação, mas é a forma pela qual exploram o mundo a sua volta, os objetos, afetos e comportamentos humanos. Mais do que um passatempo divertido, as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional da criança.

Semana do Brincar busca sensibilizar sobre a importância das brincadeiras

Brincar é uma experiência de formação da personalidade e não se opõe às responsabilidades e ao aprendizado, muito pelo contrário. Não é porque as crianças não têm responsabilidades de ordem prática que este momento de pandemia está sendo leve para elas. Os pequenos sentem as tensões e, de alguma forma, percebem a situação. E uma forma de ajudá-los a dialogar com o mundo, lidar e organizar o que está acontecendo é incentivar as brincadeiras e a imaginação. Então, que tal aproveitar a oportunidade e se encher de inspiração para rechear este período atípico com brincadeiras e atividades que andavam fora de moda?