Trote Cidadão Paulista recepciona calouros do polo da Univesp Atibaia
9 de março de 2020 | 17h35

Trote Cidadão Paulista recepciona calouros do polo da Univesp Atibaia

Trote tradicional será substituído por ações ecológicas de dispersão, distribuição e plantio de sementes de ipê-amarelo

Depois de conquistar a tão sonhada vaga na universidade, o aluno ingressante se depara com o desafio de se integrar à instituição, conhecendo os novos colegas, professores e todo o mundo novo que se apresenta à sua frente. Tradicionalmente associado à humilhação e exposição do calouro a práticas constrangedoras e muitas vezes violentas, o trote universitário vem sendo substituído por ações que têm por objetivo sensibilizar os alunos para a solidariedade e o trabalho em favor da comunidade. Nesse contexto, o polo Atibaia da Universidade Virtual Paulista (Univesp) promove no dia 21 (sábado) o Trote Cidadão Paulista, que busca integrar alunos veteranos e calouros por meio da promoção do voluntariado e da consciência ambiental.

Em parceria com a Associação de Voo Livre de Atibaia, o Trote Cidadão irá reunir pilotos de parapente, paraglider e asa-delta para dispersar sementes de ipê-amarelo nas áreas da Serra do Itapetinga atingidas pelas queimadas. Paralelamente, alunos distribuirão sementes no pouso de asa-delta e no local de decolagem na Pedra Grande, alertando para a importância do reflorestamento.

Trote Cidadão Paulista recepciona calouros do polo da Univesp Atibaia

Além disso, os alunos plantarão sementes em caixas de leite que, depois de germinadas, serão plantadas no polo Atibaia da Univesp e doadas para a comunidade. As três ações utilizarão sementes de ipê-amarelo, escolhida por ser uma árvore nativa da região, e têm como meta conscientizar sobre a necessidade de preservar a flora originária local.

As ações são abertas à participação, inclusive para a doação de sementes e caixas de leite vazias. Para quem quiser participar das ações do dia 21/3, o ponto de encontro para carona solidária será às 12 h na Rua Dr. Joviano Alvim, 112 – Alvinópolis. Essa data poderá ser alterada em caso de previsão de mau tempo. Mais informações: atibaia@polo.univesp.br

Modo Texto