Vacinação contra Covid-19 em Atibaia é destaque no Conasems em Campo Grande (MS)
19 de julho de 2022 | 17h59

Vacinação contra Covid-19 em Atibaia é destaque no Conasems em Campo Grande (MS)

Estratégia de imunização da população em situação de rua e de abrigo na cidade foi apresentada em congresso nacional na semana passada

A Secretaria de Saúde de Atibaia expôs sua estratégia de vacinação contra Covid-19 na população em situação de rua e de abrigo ao Congresso Conasems, realizado em Campo Grande (MS), entre os dias 12 e 15 de julho. A cidade obteve o direito de se apresentar no evento do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde depois de receber menção honrosa no 35º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo pelo esquema de imunização bem-sucedido.

No Conasems, foram apresentadas durante a 17ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS” as experiências de diversas cidades do país, que puderam contar sua atuação e trocar experiências. “Acredito que mobilizar os trabalhadores a relatarem as experiências de êxito da gestão municipal é fundamental para o aperfeiçoamento do SUS, e levar o nome de Atibaia para um congresso nacional como uma das 10 experiências exitosas de São Paulo é um orgulho”, disse a secretária de Saúde, Grazielle Bertolini.

A equipe da Secretaria Municipal, formada por Patricia Alexandra Silva Silveira e Larissa Sanae Funatsu, que inscreveram Atibaia no congresso, e pela secretária de Saúde, Grazielle Bertolini, concedeu entrevista para a TV Conasems para explicar o planejamento da vacinação da população em situação de rua e de abrigo em um momento de intensa pressão e urgência em imunizar o maior número possível de pessoas.

Muitos foram os desafios para organizar a vacinação dessa população em pontos específicos do município ou no abrigo, e, com o apoio da equipe de abordagem da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – SADS, foram vacinadas 25 pessoas em situação de rua, 37 pessoas do abrigo e 14 profissionais que prestam serviço no local. Após essa primeira experiência, foi realizada nova ação para vacinar as pessoas que não tiveram oportunidade nesse primeiro momento.

A vacina utilizada foi a da fabricante Janssen, escolhida pelo fato de ser uma única dose, pois dificilmente a pessoa voltaria para tomar a segunda dose.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Atibaia, a vacinação na população em situação de rua foi bem aceita por essas pessoas e, além de realizar a imunização, foram dadas orientações sobre a Covid-19 e sobre eventuais dúvidas relacionadas à saúde que surgiram nos atendimentos. A organização de ações para esse público para o controle da Covid-19 deve ser prioritária, tendo em vista as condições de vulnerabilidade e o possível aumento de pessoas nas ruas durante a pandemia.

Muitas estratégias foram adotadas no município para vacinação da população em geral, como livre demanda, agendamento pelo site da Prefeitura e por mensagem de aplicativo. Segundo dados atualizados nesta segunda-feira (18), Atibaia aplicou um total de 401.842 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 142.665 de primeira dose, 133.881 de segunda, 121.622 em dose adicional e 3.674 de dose única.

print