6 de outubro de 2016 | 15h28

Ação incentiva ingresso de jovens no mercado de trabalho

Participaram do encontro mais de 60 adolescentes entre 14 e 18 anos.

SADS_Capacitação5A Prefeitura promoveu na última quarta-feira (5), nas dependências do Centro Integrado de Educação Municipal – CIEM, um evento voltado a jovens de 14 a 18 anos com o objetivo de estimular e impulsionar o ingresso desse público no mercado de trabalho.
A ação também fez parte de uma iniciativa inédita desenvolvida em Atibaia, o Projeto “Porvir”, que promove a articulação interinstitucional para oferta de aprendizagem a jovens beneficiários do Programa Bolsa Família, do governo Federal. O Projeto “Porvir” é uma parceria do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo, a Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Jundiaí e Região, o Ministério do Trabalho, a Prefeitura de Atibaia – Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac Jundiaí.
A parceria busca organizar a oferta de vagas de aprendizagem direcionadas para o público beneficiário do Programa Bolsa Família e garantir o cumprimento das condicionalidades para o acesso ao benefício. Dessa forma, participaram das atividades alguns jovens referenciados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município e cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família.
Durante o encontro, as equipes da SADS e a facilitadora do Programa “Time do Emprego”, desenvolvido pela Coordenadoria Especial de Emprego e Renda da Prefeitura e o Senac, explicaram aos jovens participantes como funciona o Projeto “Porvir”.
Os adolescentes também puderam conhecer o “Time do Emprego”, cujo objetivo é preparar os jovens para a inserção no mercado de trabalho, com o aperfeiçoamento de habilidades, dicas de comportamento em entrevistas de emprego, entre outros temas abordados. Na ocasião, mais de 60 adolescentes também tiveram a oportunidade de elaborar seus próprios currículos.
Reunião com empresas do município
Na sexta-feira (7) também foi realizada uma grande ação intersetorial com representantes de mais de 100 empresas instaladas no município para apresentação do Projeto “Porvir” e sensibilização dos empregadores quanto à importância de contratar jovens por meio do “Programa Aprendizagem”.
O programa oferece benefícios tanto para os jovens (além de suas famílias e comunidades), quanto para as empresas que os contratam, uma vez que a empresa que adere, além de cumprir com o seu papel de contratante do aprendiz, por meio da Legislação da Aprendizagem 10.097/00, tem também a possibilidade de encontrar diversos profissionais de talento. Já o adolescente participante do programa tem a chance de se preparar profissionalmente, possibilitando sua inserção no mercado de trabalho. Durante o evento, foram entregues mais de 60 currículos às empresas para que, futuramente, exista a possibilidade de contratação desses jovens.