"
Atibaia intensifica acolhimento da população em situação de rua
7 de maio de 2021 | 14h57

Atibaia intensifica acolhimento da população em situação de rua

Trabalho de abordagem às pessoas que estão nas ruas foi estendido até meia-noite por causa do período de frio

Desde 2 de maio, equipes de abordagem social da Prefeitura de Atibaia estão realizando o trabalho de abordagem junto às pessoas que estão nas ruas até a meia-noite, em uma tentativa de que sejam acolhidas de forma segura em alguma das iniciativas da rede protetiva do município.

Durante os próximos dias, há previsão de queda da temperatura na região de Atibaia, o que agrava muito as dificuldades da população em situação de rua. O trabalho da equipe de abordagem é oferecer acolhimento a essas pessoas. Atualmente, estão nas ruas da cidade as pessoas que não aceitam os serviços oferecidos pela Prefeitura, mas nas noites frias elas costumam concordar em dormir na Casa de Passagem.

A Casa de Passagem é uma das frentes de trabalho da rede protetiva de Atibaia. Administrada pela organização sem fins lucrativos Casa do Caminho em parceria com a Prefeitura de Atibaia, a Casa oferece várias atividades laborais com o objetivo de trabalhar a autoestima e o psicológico dos acolhidos. Entre os projetos do local estão horta, criação de suíno, piscicultura, aves e marcenaria. O serviço oferece também atendimento social e psicológico, além de banho, roupas limpas, jantar, local para pernoite e café da manhã.

Sempre por meio do diálogo e do tratamento humanizado, a abordagem social acontece todos os dias, sob o comando da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e articulando as Secretarias de Saúde e de Serviços, além da Guarda Civil Municipal nessa iniciativa, que busca oferecer a essas pessoas uma oportunidade para mudar de vida. Em meio à pandemia de Covid-19, todos os serviços de apoio e acolhimento das pessoas em situação de rua intensificaram as rotinas de higiene e têm procurado ajudar e orientar sobre as formas de evitar a disseminação da doença.

print