"
Atibaia entra em alerta contra queimadas típicas deste período do ano
12 de maio de 2021 | 15h29

Atibaia entra em alerta contra queimadas típicas deste período do ano

Com a chegada do outono e da estação seca a Prefeitura está intensificando ações de proteção ambiental, como a campanha “Queimada é Crime!”

A redução das chuvas durante o outono eleva o alerta para focos de incêndio, por isso a Prefeitura da Estância de Atibaia está reforçando a campanha “Queimada é Crime!”, com o objetivo de conscientizar a população sobre danos ambientais e prejuízos à saúde. Incêndios podem causar agravamento de problemas respiratórios e, consequentemente, piora de doenças como Covid-19 e Influenza. A longo prazo, a exposição à fumaça pode prejudicar os pulmões, vasos sanguíneos e o sistema imunológico.

A realização de queimadas para limpeza de terrenos e a queima de lixo configuram crime ambiental e são passíveis de multa. De acordo com a Lei Municipal nº 4606, de 11 de julho de 2018, a penalidade varia de R$ 570,95 a mais de R$ 38 mil – ou de 150 a 10.000 UVRM (Unidade de Valor de Referência Municipal) – de acordo com a gravidade da infração, além da necessidade de que seja realizada uma compensação ambiental.

Entre 2017 e 2020, 174 focos de incêndio foram combatidos e 1.350,10 hectares queimados na área de atuação da Brigada Voluntária do Itapetinga, segundo a Associação Serra do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE). As ocorrências são registradas, em sua maioria, na zona de amortecimento do Parque Estadual do Itapetinga, no Monumento Natural Estadual da Pedra Grande e nas áreas com função de proteger mananciais de abastecimento de água das bacias do Itapetinga, Laranja Azeda, Ribeirão dos Porcos e Onofre.

A Prefeitura conta com o apoio da população, que pode denunciar focos de incêndio para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou na Ouvidoria Municipal por meio de mensagem no aplicativo WhatsApp para o número (11) 9.5610-4538 ou link https://api.whatsapp.com/message/JWH4MCM5SKROI1, pelo site https://atibaia.1doc.com.br/atendimento , ou ainda pelo aplicativo “1Doc Atendimento”.

print