Associação Paradesportista de Atibaia realiza Dia do Desafio
3 de dezembro de 2021 | 17h05

Associação Paradesportista de Atibaia realiza Dia do Desafio

Para fechamento do ano, APA promove evento no dia 13 de dezembro, no CIEM I

União, amor, respeito e superação. Esse é o lema oficial da APA – Associação Paradesportista de Atibaia, entidade que tem o objetivo de promover esporte e socialização para Pessoas com Deficiência Física e Visual e Pessoas com Deficiência Intelectual, por meio do esporte adaptado. Em um ano tão atípico, a APA foi fundamental para seus alunos, pois impulsionou o sentimento de realização, o espírito competitivo e o desenvolvimento cognitivo e intelectual.

E, para comemorar, a Associação realiza sua confraternização anual, intitulada “Dia do Desafio”, no dia 13 de dezembro, a partir das 10h no CIEM I, com apoio da Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. Durante o evento, os alunos farão disputa de natação, além de um circuito de vivências com os participantes.

A APA
Fundada oficialmente em 27 de março de 2010, a APA nasceu do desejo de um grupo de PCDs em praticar atividades físicas. No início, o intuito era a recreação porém, com a percepção de que através do esporte a pessoa com deficiência pode vencer as suas limitações, a APA passou a oferecer treinamentos profissionais de natação e atletismo.

Com o tempo, iniciantes se tornaram atletas de alto rendimento, exigindo uma maior atenção e um treino focado na participação de campeonatos. Os resultados obtidos em competições de nível regional, estadual, nacional e até internacional levaram visibilidade para a associação, que hoje é a maior representante da classe PCD no município de Atibaia.