26 de junho de 2017 | 14h12

Atibaia realiza 1º Encontro de Saúde Mental

Evento é aberto ao público e acontece nesta quarta (28), no Centro de Convenções.

Evento é aberto ao público e acontece nesta quarta (28), no Centro de Convenções

Atibaia terá seu “I Encontro de Saúde Mental”, um evento importante, cujo o objetivo é reunir membros da área da saúde, de assistência social, educação, lazer e esportes, justiça e segurança pública para analisar a realidade da saúde mental e discutir uma política mais efetiva no município. O evento acontece nesta quarta-feira (28), no Centro de Convenções.
Ao longo da história, a saúde mental ocupou um lugar de exclusão do espaço público. Com a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1988 e a sanção de uma lei que estabelece a proteção e direitos às pessoas portadoras de transtornos mentais, em 2001, grandes mudanças estão acontecendo no campo da atenção psicossocial.

Ilustração

Em 2008, foi inaugurado o Centro de Atenção Psicossocial de Atibaia (CAPS), um espaço que oferece apoio e tratamento psicológico e psiquiátrico adequados para pessoas que precisam de tratamento. Assim, uma nova fase de construção de política de atenção psicossocial teve início no município.
Mais um avanço ocorreu em 2011, com a instituição da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A rede tem como principal objetivo promover com mais facilidade cuidados a pessoas com transtornos mentais e necessidades decorrentes do uso de crack em todo o território nacional, por meio do SUS.
A Secretaria de Saúde acredita que para haver uma política de saúde mental mais efetiva e resolutiva, é fundamental a união de esforços com perspectiva de rede. Para isso, é necessária a participação de membros da saúde, da assistência social, educação, lazer e esportes, justiça, segurança pública, entre outros.

Programação
8h – Credenciamento
9h – Cerimônia de abertura
9h30 – Reforma Psiquiátrica nos municípios – o desafio de construir redes – Dra.  Suzana Campos Robortella
10h30 – Desvio e normalidade entre saúde e doença – Dr. Guilherme Augusto
11h30 – Discussão
12h – Brunch
13h – Grupos de trabalho*:
Saúde Mental e infância e adolescência;
Saúde Mental e Álcool e outras drogas: perspectiva de redução de danos;
Saúde Mental e pessoa com deficiência;
Saúde Mental e garantia de direitos.
15h – Plenária
O evento é gratuito ao público e para participar os interessados devem se inscrever no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSee-TI33QuhIAyAQcIfSb-5ZcI2JaU0HVRFzSbYTEWYcddzcA/viewform.
Mais informações no CAPS (Estr. dos Pires, nº 77, Caetetuba) pelo telefone: (11) 4411-1853.
“I Encontro de Saúde Mental de Atibaia”
Data: quarta-feira (28 de junho)
Horário: das 8h às 16h
Local: Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret” (Alameda Lucas Nogueira Garcez, nº 511, Parque das Águas)
print