25 de abril de 2017 | 12h36

Atibaia marca presença no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília/DF

Objetivo é capacitar participantes, fortalecer e organizar propostas
e promover o aperfeiçoamento da gestão pública.

Objetivo é capacitar participantes, fortalecer e organizar propostas
e promover o aperfeiçoamento da gestão pública

Esta semana (de 24 a 28) acontece em Brasília/DF o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – EMDS, evento bienal realizado pela Frente Nacional de Prefeitos – FNP, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, que reúne prefeitas e prefeitos de todo país, além de ministros, parlamentares, secretários municipais e estaduais, pesquisadores, estudantes e integrantes de delegações estrangeiras com o objetivo de compartilhar informações entre os participantes, fortalecer e organizar propostas de melhoria e aperfeiçoamento da gestão, a partir de agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável.
O EMDS traz como tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”, e Atibaia está participando com representantes de diversas secretarias municipais em busca de fomentar a construção e a pactuação de alternativas para o enfrentamento da grave situação fiscal dos municípios brasileiros.

O prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, está acompanhado de uma comitiva de secretários municipais.
Segundo ele, Atibaia tem demonstrado capacidade de enfrentar e se recuperar do momento de recessão na economia nacional sem perdas tão significativas como as sofridas por outros municípios brasileiros.
Durante os cinco dias do EMDS estão previstas atividades voltadas para a promoção do diálogo com prefeitas e prefeitos.
Os debates estão sendo norteados por eixos temáticos: Serviços e políticas públicas como direitos da cidadania; Cidades inteligentes, inovadoras, democráticas e transparentes; Direito à Cidade; Repactuação federativa, consorciamento e desenvolvimento regional; Qualidade e eficiência na gestão pública e a judicialização da escassez; Agenda urbana global e mudanças climáticas; e Incentivo à economia local, empreendedorismo, emprego, trabalho e renda.

Atibaia mantém economia aquecida nos últimos anos

Nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitos
Na programação do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável também está prevista (para quarta-feira, dia 26) a posse da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitos, com condução do novo presidente ao cargo.
A entidade é organizada em diretoria executiva, vice-presidências temáticas, por faixa populacional, estaduais e um conselho fiscal, com mandato para um período de dois anos.