Ensino municipal de Atibaia oferece atividades virtuais e impressas
29 de julho de 2020 | 15h07

Ensino municipal de Atibaia oferece atividades virtuais e impressas

Alunos recebem material semanalmente enquanto educadores buscam diversas estratégias para levar conteúdo de forma acessível

Com a pandemia de Coronavírus ainda fora de controle e os alunos longe das escolas, educadores do ensino municipal de Atibaia seguem publicando atividades de vivências e sequências didáticas semanalmente, o que acontece desde o início do processo de retomada do sistema remoto, em abril. Para alcançar a todos os estudantes, dois diferentes canais são utilizados: virtualmente, por meio da Plataforma IPADS e o site da Prefeitura, e através do material impresso, disponibilizado a todos que o solicitarem.

Para a Educação Infantil, são oferecidas propostas de vivências para os alunos das creches e pré-escolas, em que as famílias podem proporcionar brincadeiras para desenvolvimento das crianças. Já para o Ensino Fundamental os conteúdos são apresentados continuamente através de sequências didáticas, dentre outras propostas curriculares. Neste momento tão desafiador para a educação, os educadores têm encontrado estratégias plurais e caminhos inovadores para levar o conteúdo de forma acessível aos alunos. Muitos têm reinventado suas práticas pedagógicas ao elaborar vídeo aulas, gravar contações de histórias, abrir canais no YouTube e perfis no Instagram, promovendo a cultura digital como importante estratégia para o desenvolvimento do protagonismo dos alunos.

A Secretaria Municipal de Educação, no entanto, não considera a possibilidade de implementar vídeo aulas obrigatórias, já que expressiva parcela dos alunos não possui equipamentos tecnológicos que possibilitem o acesso a esse formato. Desde o início do processo de retomada das atividades não presenciais, o conteúdo é alimentado semanalmente, sem qualquer espécie de interrupção a partir de então.

As famílias que não possuem acesso à Internet podem retirar as atividades propostas nas unidades escolares, às quartas-feiras, semanalmente ou quinzenalmente, conforme a disponibilidade dos responsáveis. Para as regiões de difícil acesso, é ofertado o transporte da Secretaria da Educação para a entrega ou retirada das atividades propostas. A partir da análise dos dados do Monitoramento das Atividades Remotas, a Secretaria Municipal de Educação organizou-se de forma a produzir as atividades impressas de acordo com a demanda apresentada pelas escolas. Enquanto as aulas presenciais não são retomadas, e ainda não há previsão para isso acontecer, a orientação é para que as famílias permaneçam incentivando seus filhos a manterem suas rotinas de estudos, bem como acompanhando e participando das atividades, com o objetivo de preservar a evolução de seu aprendizado.

print