Barreiras sanitárias abordaram mais de 10 mil veículos no último fim de semana
31 de março de 2021 | 14h38

Barreiras sanitárias abordaram mais de 10 mil veículos no último fim de semana

Saldo do primeiro final de semana de instalação das barreiras foi positivo

Diante do cenário preocupante não só na cidade e na região, mas em todo o País, marcado pelo aumento no número de casos, internações e óbitos por Covid-19, a Prefeitura de Atibaia adotou uma série de medidas para enfrentar o avanço do Coronavírus. Da contratação de mais leitos à proibição de venda de bebidas alcóolicas passando pela autorização do uso das vagas em vias públicas para drive-thru, a Administração Municipal tem se desdobrado na tarefa de reduzir os impactos da pandemia. Dentre as diversas ações promovidas, a instalação de barreiras sanitárias nos principais acessos foi uma das medidas de maior destaque.

Com a antecipação de feriados na capital paulista para aumentar o isolamento social e conter o avanço da Covid-19, Atibaia estrategicamente instalou as barreiras nas principais vias de acesso do município, abordando mais de 10 mil veículos para alertar sobre os riscos de disseminação do Coronavírus e impedir o acesso de visitantes sem destino justificado. O trabalho de orientação e prevenção começou na sexta-feira (26) e seguiu por todo o fim de semana.

As barreiras sanitárias reiteraram as medidas restritivas adotadas neste período, além de pedir às pessoas que retornassem às suas cidades de origem, advertindo sobre a responsabilidade de se evitar a circulação neste momento mais crítico, especialmente aos que não justificaram a necessidade de acesso à cidade. A equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde ficou responsável por aferir a temperatura dos motoristas, que também responderam a um questionário. Quem apresentou febre ou outro tipo de sintoma foi orientado a retornar para a cidade de origem ou procurar por um serviço médico na cidade nos casos de sintomas mais fortes.

Barreiras sanitárias abordaram mais de 10 mil veículos no último fim de semana

O trabalho foi avaliado como positivo pelas secretarias de Saúde, Segurança e Mobilidade e Planejamento Urbano, que foram coordenadas pelo Gabinete do Prefeito. As pessoas foram orientadas a obedecer ao isolamento social, evitando as aglomerações, conseguindo-se com a medida inibir a circulação desnecessária e sem justificativa pela cidade.

Mesmo que a ação tenha se refletido em alguns transtornos para a população, a iniciativa foi recebida como necessária. A Prefeitura informa que a ação das barreiras sanitárias continuará neste fim de semana, começando na quinta-feira (1º), véspera do feriado de 2 de abril, e prosseguindo até o domingo de Páscoa (4).

print