10 de abril de 2017 | 19h24

100 Dias: prefeito da Estância de Atibaia apresenta plano de ação para gestão 2017-2020

Prefeito falou em coletiva e programa inclui desafios e ações previstas, plano de obras e programas para os próximos anos.

Programa inclui desafios e ações previstas, plano de obras e
programas para os próximos anos

 
O prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, concedeu nesta segunda-feira (10), uma coletiva em que foram apresentadas as principais ações do início de seu segundo mandato e também os desafios de sua administração.

O chefe do Executivo expôs, no auditório do Fórum Cidadania, sede do gabinete, o “Plano de Ação 2020”, um conjunto de medidas consideradas “estratégicas” que estabelecem a base de seu novo governo.
Além dos secretários municipais, coordenadores e profissionais envolvidos na prestação de serviços no município e vereadores, a imprensa também se fez presente com representantes de diversos órgãos de comunicação da cidade.
Entre os desafios do prefeito para a gestão 2017-2020 está a reformulação de sua equipe de governo, priorizando uma gestão cada vez mais técnica e profissional. Para isso, estão em andamento a minirreforma administrativa (com readequações das assessorias), migração da CLT para o regime Estatutário e Plano de Cargos e Carreiras.
Outra prioridade é oferecer mais transparência às ações de governo, aproximando a Administração dos munícipes, com projetos como o “Cidade Inteligente”, que prevê a expansão da fibra ótica no município, que permitirá a modernização e integração de secretarias municipais e demais departamentos públicos.
O sistema possibilitará o monitoramento dos diversos serviços prestados, estando atrelado à Ouvidoria Online Atibaia (OLÁ).
Outra ação de destaque é a realização dos mutirões nos bairros, iniciativa já em andamento que leva os serviços da Prefeitura mais perto da população, com atendimento imediato.
Um dos assuntos que fazem parte do plano de ações, exposto na coletiva desta segunda-feira, é o trabalho da Administração para fortalecer a marca “Atibaia” – a exemplo dos diversos eventos incentivados pelo setor turístico.
Em fevereiro, o município sediou o “Duelo de Motos”, realizado no Centro de Convenções e transmitido ao vivo pela Rede Globo, no programa Esporte Espetacular, e para assinantes do Canal SporTV.
A competição foi televisionada para 117 países da Globo Internacional, levando o nome da cidade para diversas partes do mundo.
No mesmo mês, o Carnaval 2017 promovido pela Prefeitura reforçou a característica de “carnaval família”, trazendo visitantes de diferentes partes do país.

Atibaia é uma das 100 melhores cidades do Brasil para se investir, de acordo com a Revista EXAME (edição de 26 de outubro de 2016), e a Administração quer manter essa posição de destaque, de único município da região bragantina a fazer parte da lista dos “100 melhores”.
Naquele ano, o número de MEI’s (Microempreendedores Individuais) era de 6.020, sendo registradas 1.158 aberturas de empresas. O número vem crescendo ano a ano.
O destaque de Atibaia também foi fruto da boa avaliação nas áreas de Saúde e Educação (esta última com nota 7 no IDEB, bem acima da média nacional), na área de infraestrutura (pavimentação dos bairros) e habitação (mais de 1.600 famílias beneficiadas), entre outros.
Ainda na seção “Desafio”, o prefeito mostrou números relacionados ao desempenho da atual gestão, como a capacidade de manter o cronograma financeiro, o cenário positivo em relação à média dos municípios e o pagamento em dia dos servidores e prestadores de serviços.
Ainda nessa área, também foi abordada a revisão do Plano Diretor, a Lei de Incentivos Fiscais, a Lei de Uso e Ocupação de Solo e o REFIS.
Sobre as principais obras já entregues ou em andamento, o chefe do Executivo elencou o asfalto e recuperação de vias, a reforma em equipamentos culturais (Cine Itá, Casarão da Praça e Museu João Batista Conti), a inauguração do Escadão e reforma do Complexo Esportivo do Atibaia Jardim e modernização do Centro Esportivo do Trabalhador (com aquecimento da piscina do Elefantão).
Também falou sobre as obras da entrada da cidade e o início dos trabalhos para conquistar o viaduto de transposição da Fernão Dias.
Sobre este último, a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em acordo com o Ministério de Transportes, Portos e Aviação Civil, já determinou imediatamente a realização de estudos preliminares para o projeto.
Na área de Infraestrutura, foram abordados os esforços da Administração para intensificar o combate às inundações.
Além do trabalho de limpeza e manutenção na cidade, o prefeito forneceu informações sobre a articulação que vem sendo feita para viabilizar o “Moderniza Atibaia”, programa que visa melhorar a infraestrutura urbana de uma maneira ampla, com investimentos no setor de saneamento, mobilidade e urbanismo, prevenção de alagamentos em bairros estratégicos e obras de pavimentação e revitalização.

O projeto de desassoreamento dos lagos do Major, Jd Paulista e Jd. do Lago, além das audiências na Casa Civil, Secretaria de Recursos Hídricos e Ministérios para viabilizar a execução de um amplo projeto do DAEE especialmente planejado para combater as inundações no município, também esteve em pauta.
Sobre a reformulação de serviços essenciais, o prefeito explicou a transição das empresas concessionárias do transporte coletivo (Viação Atibaia para Sou Atibaia), da formulação do edital definitivo de concessão do transporte urbano (contemplando o Bilhete Único), a ampliação do serviço de 100% de coleta seletiva para a área urbana, por meio do programa “ReciclAtibaia”.
O chefe do Executivo também comentou sobre os investimentos gerais na educação, saúde, habitaçãosegurançacampanhas educativas de trânsito e na qualificação de mão de obra (programa CapacitAção).
Na coletiva, foram pontuadas as licitações em andamento e o trabalho de valorização do 3º setor, por meio dos “chamamentos públicos”. Ao final do evento, o prefeito respondeu a questionamentos realizados pelos representantes dos meios de comunicação presentes.

Plano de Ação 2020
Na coletiva realizada no início da noite desta segunda-feira, o prefeito apresentou, em primeira mão, os principais eixos de trabalho que fazem parte de seu plano de governo para o segundo mandato. São eles:
a) Ampliação da Rede de PSF e de UBS com a construção de unidade no Caetetuba
b) Construção do CIEM 2
c) Duplicação da Jerônimo de Camargo
d) Implantação do Parque da Juventude
e) Construção de 1.000 novas unidades habitacionais
f) PPP: Aeroporto, Iluminação Pública, Esgoto e Resíduos Sólidos
g) Revitalização de 15 praças e jardins
h) Projeto de Urbanização e Paisagismo da nova entrada da cidade
i) Construção de nova rodoviária
j) Terminal de Ônibus do bairro do Tanque
k) 100% de asfalto da área urbana
l) Ampliação do efeito da Garda Civil Municipal
m) Plano de Mobilidade Urbana
n)  Regularização Fundiária (70 loteamentos)
o) Programa Permanente de Castração de Animal gratuito
p) Implantação do Parque Linear

print