19 de abril de 2017 | 12h08

Desde o início do ano foram realizadas 670 castrações em cães e gatos

Cirurgias gratuitas foram realizadas em cinco regiões da cidade.

Cirurgias gratuitas foram realizadas em cinco regiões da cidade

Desde o início de 2017 a Prefeitura, por meio da Coordenadoria do Direito Animal, já realizou 670 cirurgias em cães e gatos de diversos bairros da cidade.
As cirurgias, gratuitas à população, acontecem após uma inscrição feita pelo responsável pelo animal (sempre na mesma semana das castrações).

No dia da castração, o responsável pelo animal apresenta documentos como RG, CPF e comprovante de residência e assina um termo de autorização da cirurgia.
Após a cirurgia são passadas instruções pós-operatório, referentes à alimentação, medicação, cuidados, entre outras recomendações.
Neste primeiro semestre de 2017 já foram realizadas cirurgias em um total de 321 cadelas, 69 cães, 194 gatas e 86 gatos durante a campanha da Prefeitura, que já passou pelas regiões do Imperial, Caetetuba, Portão – Vila Gibi, Maristela II e Alvinópolis II.
Conforme a Coordenadoria do Direito Animal, a campanha de castração em cães e gatos ajuda a reduzir o número de crias indesejadas e de animais abandonados, interferindo positiva e diretamente na saúde pública.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Coordenadoria do Direito Animal (11) 4414-2334.

Feiras de Adoção de Animais
A Prefeitura, por meio da Coordenadoria do Direito Animal, também promove semanalmente, sempre aos sábados, feiras de adoção de cães e gatos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e de munícipes.
No local, organizadores do evento e voluntários realizam um trabalho educacional, esclarecendo dúvidas e oferecendo orientações aos munícipes sobre guarda responsável, vacinas, castração, entre outros assuntos.
De janeiro até abril deste ano, as Feiras de Adoção de Animais foram responsáveis pelo encaminhamento de 78 animais para novos lares, sendo 49 cães e 29 gatos.
Neste sábado (22) acontece mais uma edição da feira, desta vez na Praça do Coreto, em frente ao Mercado Municipal, no Centro, das 9h às 13h.