Prefeitura já distribuiu 40 mil kits em Atibaia como medida de enfrentamento ao Coronavírus
7 de maio de 2020 | 10h15

Do total de 50 mil kits já adquiridos, restam 10 mil para distribuição, e mais 25 mil ainda serão entregues, totalizando 75 mil kits com máscara e álcool gel

Como medida de enfrentamento ao Coronavírus a Prefeitura determinou a obrigatoriedade de uso de máscaras em espaços abertos em Atibaia, ou seja, qualquer lugar fora de casa, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, empresas, repartições públicas e veículos do transporte público coletivo municipal, conforme Decreto nº 9.158/2020, e desde o dia 23 de abril está distribuindo, em diversos pontos da cidade, kits individuais contendo máscara e álcool gel 70% para os munícipes. Do total de 50 mil kits adquiridos em um primeiro momento, o Executivo já entregou 40 mil à população, e outros 25 mil kits chegam à Prefeitura nesta semana, para uma nova etapa de distribuição.

O kit disponibilizado conta com uma máscara branca, 100% algodão, e um frasco de 100 gramas de álcool gel higienizante para limpeza antisséptica das mãos, na concentração de 70% de álcool, de secagem rápida e propriedades que não irritam e não ressecam a pele.

Equipes da Prefeitura formadas por fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e funcionários da Secretaria de Esportes e Lazer, da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal e da Vigilância Sanitária estão percorrendo as ruas do município, em regiões com maior concentração de estabelecimentos comerciais, como Centro, Caetetuba, Imperial, Tanque e Portão, além de pontos como feiras e entradas de agências bancárias e lotéricas, para distribuição dos kits individuais junto à população.

Os kits também foram disponibilizados em ônibus da SOU Atibaia, concessionária do transporte coletivo da cidade, de forma a alcançar o maior número possível de pessoas, sendo que apenas nos veículos da empresa cerca de oito mil kits foram entregues. Os 25 mil kits adicionais, que compreendem uma segunda etapa de distribuição, serão entregues nos mesmos locais e em outros pontos estratégicos da cidade, conforme a Administração Municipal observar novas demandas.

O Decreto nº 9.158/2020, publicado na edição nº 2.192 da Imprensa Oficial Eletrônica da Estância de Atibaia, determinou que “a partir das 00 horas do dia 23 de abril de 2020, e por tempo indeterminado, torna-se obrigatório o uso de máscaras ou cobertura sobre o nariz e a boca em todos os espaços públicos, equipamentos de transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços no Município”.

Vale lembrar que a Prefeitura também lançou a campanha “Sua Casa é a Sua Proteção”, com o objetivo de sensibilizar a população de que a melhor forma de se proteger contra o Coronavírus é permanecendo em casa; e que o Executivo ainda tem solicitado aos munícipes que atuem como fiscais, cobrando a responsabilidade de pessoas e estabelecimentos ao exigir que sigam as determinações estipuladas, como o uso obrigatório de máscara. Também é possível denunciar qualquer descumprimento das regras pelo WhatsApp da Ouvidoria Municipal (11) 95610-4538, onde a denúncia deve ser realizada apenas em último caso.