Doações da merenda escolar ajudam na composição de cestas básicas entregues em Atibaia
7 de maio de 2020 | 16h56

Famílias dos alunos da rede municipal de educação que estiverem em situação de vulnerabilidade social, inscritas no CAD Único e beneficiárias do Bolsa Família têm direito a receber a cesta básica

A Prefeitura da Estância de Atibaia continua realizando a entrega de cestas básicas na cidade com o objetivo de alcançar o maior número possível de pessoas em situação de vulnerabilidade social durante o período de enfrentamento ao Coronavírus. As cestas distribuídas garantem o abastecimento com itens de primeira necessidade e contam, em sua composição, com produtos doados ao Fundo Social de Solidariedade, seja pela população ou com gêneros alimentícios repassados pelo Departamento de Merenda Escolar por estarem em estoque, sem utilização no momento em função da pandemia. As cestas montadas com alimentos da Merenda Escolar são destinadas para as famílias dos alunos da rede municipal de educação e demais famílias que necessitam.

Desde a suspensão das atividades presenciais nas escolas de Atibaia a iniciativa já repassou ao Fundo Social: 2.210 quilos de arroz; 772 quilos de feijão; 720 quilos de açúcar; 330 quilos de sal; 100 quilos de farinha de trigo; 130,5 quilos de café; 1.244 unidades de macarrão; 665 unidades (lata/sachê) de molho de tomate; 536 unidades (embalagem de 900ml) de óleo; 1.258 unidades de bolachas diversas (doces e salgadas); 1.254 unidades de pão de mel; 300 unidades de recheios de frango; entre outros inúmeros gêneros alimentícios.

Geralmente, a captação dos alimentos que compõem as cestas básicas é feita pelo Fundo Social junto a empresas da cidade e população, principalmente por meio das ações desenvolvidas, a exemplo do Drive Thru solidário que foi realizado durante o mês de abril, mas o estoque disponível de gêneros alimentares da merenda escolar também está sendo doado ao Fundo Social para composição das cestas.

A Prefeitura mantém um cadastro geral relacionado ao Coronavírus que centraliza todas as demandas assistenciais recebidas pelos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, pela Segurança Alimentar, pelo Fundo Social de Solidariedade, diretamente da sociedade civil e de levantamento elaborado pela Secretaria de Educação (com o nome dos responsáveis de cada aluno da rede municipal). Por meio desse cadastro geral, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social verifica quais famílias apresentam necessidade e se enquadram nos requisitos para atendimento (estarem inscritas no CAD Único e serem beneficiárias do Bolsa Família).

Solicitações podem ser feitas nos seguintes canais de atendimento, de segunda à sexta-feira: das 9h às 15h, pelos telefones 4414-0656, 4414-0667, 4414-0686, 4414-0669, 4414-0685; e das 8h às 17h, pelos telefones 4414-0664, 4414-0660, 4414-0659, 4414-0675, 4414-0657, 4413-1655; ou então pelo e-mail: beneficioeventualcovid@atibaia.sp.gov.br .

O Fundo Social concluiu o Drive Thru que vinha acontecendo nos sábados de abril, mas continua disponível para retirar doações ou recebê-las em sua sede (Av. São João, nº 613, no cruzamento com a Av. Jerônimo de Camargo) para a composição das cestas básicas entregues à população em situação de vulnerabilidade social. O telefone para contato é o (11) 4412-8220.