Fiscalização é reforçada com dezenas de ações em Atibaia na última semana
16 de abril de 2021 | 15h00

Fiscalização é reforçada com dezenas de ações em Atibaia na última semana

A maioria das denúncias foi de aglomerações de pessoas que ficam nos arredores dos estabelecimentos

Na última semana, os responsáveis pela Fiscalização em Atibaia visitaram dezenas de estabelecimentos para garantir, principalmente, o cumprimento das medidas restritivas adotadas pelo município para o enfrentamento da Covid-19.

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico estiveram em 74 estabelecimentos de 9 de abril até a manhã desta sexta-feira (16) após denúncias de violações das regras, a maioria de aglomerações de pessoas que ficam nos arredores dos estabelecimentos. Das 74 ações, houve 63 notificações/orientações, 3 autuações e 8 denúncias improcedentes. Já a Vigilância Sanitária visitou 41 estabelecimentos desde o dia 10, com três autuações por falta de higiene na manipulação de alimentos.

As equipes de fiscalização da Prefeitura vêm atuando de forma contínua e intensificada no município. Desde o começo do mês está funcionando o canal “Atibaia contra aglomeração”, exclusivo para uso na plataforma WhatsApp (por meio de mensagens, não aceita telefonemas), pelo número (11) 9.9860-9132 – um canal específico para a questão da Covid-19, com recebimento de denúncias ligadas à concentração de pessoas tanto em espaços públicos, como praças, parques e áreas de esportes e lazer, quanto em espaços particulares (propriedades privadas). As denúncias também podem ser feitas pela Programa Atibaia Sem Papel (Ouvidoria e Protocolos).

Na última semana, os estabelecimentos comerciais não essenciais funcionaram sem atendimento presencial, mas estavam autorizados a operar pelos sistemas de entrega em domicílio (delivery), compra sem sair do carro (drive-thru) e retirada no local (take away), até 20h, sem a entrada do cliente na loja, e desde que respeitados os protocolos de combate à Covid-19 e os horários dos respectivos alvarás de funcionamento, segundo decreto publicado no sábado, 10 de abril.

print