Jornada Literária incentiva o hábito da leitura em Atibaia
3 de dezembro de 2021 | 12h57

Jornada Literária incentiva o hábito da leitura em Atibaia

Mais de 15 mil estudantes, desde a Creche até a EJAI, foram beneficiados com entrega de livros e contação de histórias

Entre os dias 18 e 30 de novembro a Secretaria de Educação promoveu mais uma edição da Jornada Literária, evento destinado aos estudantes e profissionais da Rede Municipal de Ensino e uma das ações do Projeto Ler e Escrever: Fonte do Saber, que tem entre seus objetivos desenvolver habilidades de leitura e escrita nas crianças, jovens, adultos e idosos a partir de atividades realizadas no dia a dia nas escolas.

A Rede Municipal de Ensino conta com 15.463 alunos, com atendimento desde a Creche até a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e, neste ano, a Jornada Literária aconteceu de forma híbrida nas unidades escolares, ou seja, com eventos presenciais e virtuais. Os estudantes receberam livros, assistiram a uma peça teatral e tiveram envolvimento com diversas obras literárias de diferentes autores. Algumas unidades escolares receberam ainda a visita dos autores Eraldo Miranda e Donaldo Buchweitz. E todas as atividades foram desenvolvidas seguindo os protocolos sanitários de prevenção e combate à pandemia de Covid-19.

Participaram da Jornada Literária 2021 os autores: Jonas Ribeiro (pré-escola), Alessandra Roscoe (1º ano), Tino Freitas (2º ano), Alexandre Rampazzo (3º ano), Leo Cunha (4º ano), Pedro Bandeira (5º ano), Eraldo Miranda e Donaldo Buchweitz (EJAI).

A Jornada Literária faz parte do Projeto Ler e Escrever: Fonte do Saber, reconhecido em 2016 como Política Pública em Atibaia por sua relevância no município por meio de ações para o incentivo da leitura em todos os segmentos da Educação Básica. As atividades do projeto ocorrem durante todo o ano letivo e a Jornada Literária coroa todo esse processo desenvolvido.

Ao longo dos últimos anos, o projeto tem contribuído significativamente para a evolução na aprendizagem dos estudantes em suas práticas de leitura, no domínio da escrita e nas diversas situações do cotidiano, o que pode ser comprovado pelos resultados identificados no Sistema de Avaliação das Escolas Municipais de Atibaia (Saema) e pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).