Passeio Ciclístico reúne população e atletas profissionais em Atibaia neste domingo (5)
3 de dezembro de 2021 | 17h17

Passeio Ciclístico reúne população e atletas profissionais em Atibaia neste domingo (5)

Largada acontecerá às 8h no ginásio Elefantão, com percurso pela ciclovia da Avenida Jerônimo de Camargo até chegada ao Fórum

A população de Atibaia e região está convidada a participar de um Passeio Ciclístico no próximo domingo (5) com atletas profissionais que disputarão a Volta Ciclística Internacional, prova que conta com apoio da Prefeitura de Atibaia e acontece de sexta-feira a domingo em Atibaia e Mairiporã.

Não é preciso se inscrever e o evento está aberto a pessoas de todas as idades. A largada para os adeptos do ciclismo e os atletas profissionais acontecerá às 8h no ginásio de esportes Elefantão (Avenida Horácio Netto, 1.061 – Loanda), com percurso pela ciclovia da Avenida Jerônimo de Camargo até a chegada ao Fórum, onde ocorrerá a cerimônia de inauguração da duplicação da Avenida Jerônimo de Camargo e da ciclovia.

Se para a população em geral o percurso termina no Fórum, para os ciclistas a competição se inicia depois disso, com a largada para o último dia de disputa, em uma etapa de 121 Km, que passa por diversas ruas da cidade e termina na Igreja Matriz, onde por volta das 11h haverá sorteio de prêmios aos participantes do Passeio Ciclístico.

Ciclovia
Localizada no canteiro central da avenida Jerônimo de Camargo, em espaço exclusivo para bicicletas, a ciclovia de Atibaia, a primeira da região, conta com 5 km de extensão, ligando a região central da cidade até a conexão com a Rodovia D. Pedro I. A pista para os ciclistas foi feita na ilha central, com 2,5 m de largura, pavimentação asfáltica, pintura e sinalização.

A ciclovia foi feita durante as obras de duplicação da Jerônimo de Camargo, uma das principais vias da cidade, abrangendo infraestrutura, paisagismo, iluminação e pavimentação asfáltica, desde a rotatória da Av. Dr. Joviano Alvim até o acesso à Rodovia Dom Pedro I.

A estrutura da ciclovia foi planejada em consonância com uma tendência mundial de valorização da saúde e do meio ambiente, representando mais uma opção de lazer, locomoção e bem-estar no município.

Volta Ciclística Internacional
De sexta-feira (3) a domingo (5), Atibaia receberá a Volta Ciclística Internacional, prova organizada pela Federação Paulista de Ciclismo com três etapas e um total de 240 km.

A Volta Ciclística Internacional foi aberta às categorias Elite e Master Open e contará pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação Paulista de Ciclismo, que confirmou a participação de 12 equipes. A disputa começa no dia 3, a partir das 20h, quando está prevista uma etapa noturna em Atibaia, totalizando 52 km, na Avenida Jerônimo de Camargo.

No sábado, dia 4, às 8h, a segunda etapa terá o mesmo percurso do Circuito Montanhês, largando no Ginásio de Esporte de Mairiporã com chegada no Pico Olho D’Água, com 67 km. Já no domingo, dia 5, prova em Atibaia, com um circuito misto, passando por vários pontos do município e final em frente à Igreja Matriz, com percurso de 121 km.

print