14 de junho de 2017 | 10h01

Prefeitura adere a portal e aplicativo do Governo Federal para facilitar busca por empregos no país

Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT de Atibaia oferece o cadastramento do usuário no Portal Emprega Brasil, requisito para utilização do aplicativo Sine Fácil.

Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT de Atibaia oferece
o cadastramento do usuário no Portal Emprega Brasil,
requisito para utilização do aplicativo Sine Fácil

A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Emprego e Renda, aderiu às novas ferramentas lançadas no final de maio pelo Governo Federal para facilitar a busca por empregos no país: o Portal Emprega Brasil e o aplicativo Sine Fácil.
O Portal Emprega Brasil reúne diversos serviços do Ministério do Trabalho. Por meio dele, o usuário pode encontrar informações como oferta de vagas, consulta e acompanhamento de seguro-desemprego, entre outras. O portal está disponível para acesso pelo endereço www.empregabrasil.mte.gov.br .
Já o aplicativo móvel Sine Fácil oferece acesso aos serviços do Sistema Nacional de Emprego – Sine a partir de dispositivos conectados à internet, como celulares e tablets. Para o trabalhador, o aplicativo disponibiliza, de forma simples, prática e rápida, diversos serviços, como consultas – de vagas de emprego, de entrevistas agendadas, do seguro-desemprego, de contratos de trabalho e de abono salarial – além de agenda.
O aplicativo já está disponível gratuitamente para Android e em breve também para iOS.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT de Atibaia já está realizando o cadastramento dos trabalhadores interessados no Portal Emprega Brasil.
A partir desse cadastro, o usuário poderá fazer o download e acessar o aplicativo Sine Fácil por meio de um código de acesso individual (QR Code) obtido no portal. O PAT de Atibaia também disponibiliza um treinamento rápido aos usuários sobre o aplicativo.
De acordo com o coordenador de Emprego e Renda da Prefeitura, Marcos Melo, com os novos serviços disponíveis no portal e no aplicativo haverá mais praticidade e agilidade para o trabalhador concorrer às vagas e emitir as cartas e encaminhamentos para participação nos processos seletivos.
A Coordenadoria de Emprego e Renda também ressalta que é importante que os candidatos, após participação nos processos seletivos, retornem ao PAT de Atibaia com as cartas de encaminhamento para a devida liberação (baixa no sistema).
Segundo a Pasta, o principal benefício gerado pelo aplicativo é que não será mais necessário que o candidato se desloque várias vezes até o PAT, bastando utilizar o aplicativo para acessar alguns serviços que antes eram disponibilizados apenas presencialmente no local.
Mais informações no Posto de Atendimento ao Trabalhador (Av. da Saudade, 287, Centro) pelos telefones: (11) 4414-2072 ou (11) 4414-2174.