Prefeitura de Atibaia impulsiona e fortalece o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no município
20 de maio de 2019 | 15h01

Teatro, palestras, rodas de conversa e atividades socioeducativas fazem parte do programa

Desde a adesão ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do governo federal em 2014, a Prefeitura Municipal passou, além de cumprir as diretrizes da agenda nacional conforme as orientações técnicas, a promover mais ações de conscientização a respeito do tema. Diferentes formas de sensibilização de crianças e adultos são realizadas por meio de atividades como palestras, rodas de conversa, teatro e mobilizações socioeducativas.

Este é o terceiro ano em que o teatro tem sido importante aliado da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) para a execução do Programa. De forma lúdica e simples, as peças montadas especialmente para a abordagem do tema dão sentido e entendimento, principalmente para os pequenos discutirem e interagirem com educadores, atores e assistentes sociais ao término do espetáculo.

Mais de 80 apresentações teatrais já foram realizadas desde o início do Programa. Diversas escolas da rede municipal e estadual, centros comunitários e entidades como APAE, Espaço Crescer e Projeto Curumim, bem como os Residenciais Jerônimo de Camargo já receberam as atividades socioeducativas do programa.

Neste ano, após chamamento público para contratação de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para realização de ações do PETI nas regiões dos bairros do Tanque, Boa Vista e Cachoeira foi contemplado o Espaço Crescer. Dentre as inúmeras atividades acordadas no Plano de Trabalho juntamente com a SADS, está a Cartilha sobre Enfrentamento ao Trabalho Infantil, com lançamento marcado para o dia 12 de junho, dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, na Estação Atibaia.