"
Prefeitura promove campanha “Agosto Seguro” na prevenção de acidentes no trabalho
30 de julho de 2019 | 11h43

Ações de conscientização são dedicadas à prática de atitudes de prevenção no dia a dia

Agosto é o mês de referência para a campanha “Agosto Seguro” desenvolvida pela Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura, por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA). Direcionada para os servidores municipais, a campanha que se inicia neste dia 1º, tem ações de conscientização e alerta aos trabalhadores sobre a importância da adoção de práticas e atitudes prevencionistas.

Em sua segunda edição, a campanha “Agosto Seguro”, reafirma a importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), já que a maioria dos acidentes de trabalho podem ser evitados com o cumprimento das normas de segurança e o uso correto dos equipamentos. E destaca dois fatores que ocasionam grande número de acidentes relacionados ao trabalho: trajeto e ergonomia; que com atenção e cuidado são facilmente evitados.

Segurança no trajeto
Os acidentes de trajeto representam 30 a 40% do total de acidentes registrados. Algumas recomendações são fundamentais para a integridade física do trabalhador em deslocamento de sua residência até o local de trabalho e vice-versa, como: ajuste de horários para o deslocamento, evitar sair com pressa ou atraso. Atenção e respeito à legislação de trânsito, sinalização e tráfego de veículos, ciclistas e pedestres. Maior atenção ao transitar pelas ruas, observar guias, bueiros, saliências e objetos no solo. Cuidado redobrado ao realizar travessias. Utilizar calçados e equipamentos compatíveis com o meio de transporte aplicado. Manter o veículo com a manutenção em dia.

Ergonomia
Com o objetivo de adaptar o trabalhador às questões físicas para o desempenho da função, a ergonomia se dá través de ajustes e regulagens e equipamentos específicos para a postura e melhor posicionamento para desenvolver as tarefas exigidas. Alternância de postura, alongamento e pequena caminhada são importantes para ativar a circulação e proporcionar movimento ao corpo, principalmente de quem executa tarefas numa mesma posição. A regulagem da cadeira, mesa, monitor, mouse, assim como o fracionamento de cargas e outras mudanças de hábito são essenciais para melhorar o desempenho do trabalho, além de proporcionar conforto e preservar o sistema osteo muscular (nervos, músculos e tendões).

A campanha, que consiste em intervenções setoriais nos complexos da Prefeitura, Boa Vista e Facilita, além da divulgação e distribuição de material, cartazes e folders vai até o dia 31 de agosto. Mas seus reflexos prevencionistas vão se estender e compor  as rotinas de trabalho dos servidores municipais  ao logo do ano . Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Recursos Humanos, Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho pelo fone 4414-2548 ou junto a CIPA por meio do e-mail – cipa@atibaia.sp.gov.br.