16 de fevereiro de 2017 | 14h30

Prefeitura promove palestras sobre bem-estar animal

Evento realizado no CIEM foi gratuito e aberto ao público.

 

Evento realizado no CIEM foi gratuito e aberto ao público

 
Na noite de terça-feira, dia 14 de fevereiro, a Prefeitura, por meio da Coordenadoria do Direito Animal, oferecereu à população de Atibaia palestras com o tema “Bem-Estar Animal”.
 
O evento, gratuito e aberto ao público, foi realizado nas dependências do Centro Integrado de Educação Municipal (CIEM).
 
A ação teve início com uma apresentação do Mestre e Doutor em Medicina Veterinária, Rodrigo Bazzoli, que falou sobre nutrição animal.
 
 

 
Em sua explanação, o palestrante ressaltou que a alimentação é fator determinante para a saúde e o bem-estar do animal, contribuindo para sua qualidade de vida.
 
Nesse sentido, Dr. Rodrigo lembrou a importância de oferecer uma ração balanceada ao animal, que tenha em sua composição os nutrientes necessários para uma boa formação e manutenção do organismo.
 
Na sequência do evento, aconteceu a apresentação da médica veterinária e responsável por diversos programas voltados ao bem-estar animal, Dra. Rosângela Ribeiro Gebara, que abordou a questão dos maus tratos e da violência contra animais.
 
Segundo a especialista – que também faz parte da “World Animal Protection” (Organização “Proteção Animal Mundial”) – ações que busquem sensibilizar e conscientizar o público e disseminar os direitos animais, como as palestras promovidas pela Prefeitura, são de fundamental importância para a causa animal.
 
Ela ainda enalteceu a criação da Coordenadoria do Direito Animal em Atibaia, lembrando que os municípios que centralizam a questão animal em torno de um único setor estão à frente na luta pelo bem-estar animal, uma vez que otimizam as ações desenvolvidas.
 
Durante o evento, o público participante também recebeu um material da World Animal Protection, intitulado “Guia da guarda responsável”, com orientações gerais antes de adotar um animal e cuidados necessários para uma convivência feliz.
 
A cartilha ainda faz menção à Lei Federal nº 9.605/98 – que prevê os crimes de maus-tratos e abandono de animais – e disponibiliza o site da organização para denúncias: http://www.protecaoanimalmundial.org.br.
 
As palestras foram uma realização da Prefeitura, por meio da Coordenadoria do Direito Animal, e contaram com o apoio da Associação para o Bem-Estar Animal “Ajudajudar”, da OAB – Comissão de Proteção e Defesa Animal e de empresas ligadas ao ramo.

print